O que é tráfego orgânico? E porque ele é melhor?

Tempo de leitura: 10 minutos

Você sabe o que é tráfego orgânico?  E porque ele é melhor? Se ainda não sabe está no lugar certo!

Seria tão bom escrever artigos que aparecem nas primeiras páginas do Google não é? Esse é um pensamento que todo empreendedor digital iniciante tem, seja ele afiliado ou produtor, ou que trabalhe com loja virtual.

Que tal parar de pensar assim e ter os seus artigos no topo das páginas de pesquisas?

Sabemos que não é fácil conseguir tráfego orgânico de qualidade, mas não é impossível. Chega de desânimo, pois nós vamos te ensinar como trabalhar com tráfego online e ter resultados surpreendentes trabalhando na internet. Acompanhe e aprenda!

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O que é tráfego orgânico e porque ele é o melhor

O Tráfego Orgânico nada mais é do que o tráfego que chega até você sem que você tenha que pagar por ele. É Otimizar um conteúdo para que as pessoas cheguem até ele, sem que você pague para ter um grande número de pessoas visitando seu site/blog ou loja virtual.

Imagine que, você tem um blog que fala sobre emagrecimento, existem diversas pessoas procurando pelo termo, “como emagrecer mais rápido” então você pode criar um artigo usando esse termo como palavra-chave e com a ajuda do Google Analytics perceber que as pessoas estão lendo o artigo, isso é tráfego orgânico.

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Segundo a Wikipedia o Google Analytics é um serviço gratuito e é oferecido pelo Google no qual, ao ativar-se o serviço por intermédio de uma conta do Google, e ao cadastrar-se um site recebe-se um código para ser inserido na página cadastrada e, a cada exibição, estatística de visitação são enviadas ao sistema e apresentadas ao dono do site.

Fonte : https://pt.wikipedia.org/wiki/Google_Analytics

O sistema de pesquisa orgânica é o melhor e mais relevante por vários motivos. O preço a ser pago é o da dedicação, com foco e determinação no estudo qualquer pessoa consegue trabalhar usando o tráfego orgânico e ter resultados surpreendentes.

Você não precisa investir dinheiro direto nesse modelo de tráfego. Mas para ter um bom resultado é preciso definir uma ótima estratégia de Marketing de conteúdo.

O bom é que, conseguindo isso os resultados aparecem e podem continuar aparecendo a médio e a longo prazo.

Já pensou em montar um blog que gere renda para você ao longo dos próximos anos? Com uma boa estratégia é possível consegui fazer isso!

Para gerar um bom tráfego orgânico aprenda SEO

Muitas pessoas investem dinheiro na geração de tráfego orgânico, terceirizando ou adquirindo treinamentos online sobre o assunto.

Uma boa dica é, sempre aprender sobre SEO, não adianta ter um conteúdo sem otimização, só com a potencialização de sites é possível ter sucesso na internet.

O tráfego orgânico é um tipo de tráfego que leva um pouco de tempo a ser conquistado, devido vários fatores como concorrência, ranqueamento, otimização de forma correta, back links, otimização on e off page.

Observe que você deve além de ter um conteúdo relevante, único e exclusivo, é importante conhecer técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

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Vamos lá o que é SEO?

SEO Search Engine Optimization significa “otimização para mecanismos de busca”, ou otimização de sites.

SEO é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca.

Essa é uma estratégia que todo empreendedor que trabalha com negócios online deve conhecer, porque eu afirmo isso.

Como citado acima não adianta nada você ter um conteúdo épico e não ser encontrado pelas pessoas.

O Google analisa muito bem a experiência que os seus usuários tem ao fazer pesquisas, se você realmente quer ganhar dinheiro com tráfego orgânico, invista pesado em geração de conteúdo relevante e aprenda com um profissional técnicas de SEO.

Acredite isso tudo leva tempo mas se você tiver foco, eu digo a você que com certeza você chegará ao topo. Não ignore essa dica poderosa.

O principal objetivo do SEO é aumentar o volume do tráfego orgânico de blogs, sites e Posts.

Devemos entender como funciona a psicologia da busca

A psicologia da busca gira em torno dos usuários, suas necessidades, a forma de busca por resposta, o resultado que ele espera ao fazer a busca.

A Psique humana frente aos mecanismos de busca passa pela necessidade de suprimir um desejo específico.

É Fundamental os profissionais de marketing digital responderem de forma objetiva todas essas dúvidas e necessidades.

Por esse motivo quando pensamos no entendimento dos processos de pesquisa, é preciso sempre se colocar no lugar deste usuário que está em busca de alguma informação em um mecanismo de pesquisa como o Google.

Um dos primeiros passos para entender a busca do usuário é conhecer a intenção de pesquisa. Conhecer essa intenção é fundamental para conseguir atrair o público correto para o seu site.

Existem 3 tipos de busca:

1. Pesquisa ou busca navegacional:É um tipo de pesquisa que o usuário já sabe onde quer navegar mas não sabe a URL correta ou está com preguiça de digitar, nesse caso o usuário já sabe o que quer achar na sua busca.

Ex: O usuário digita GOOGLE no próprio Google aparecerá outras opções, MAPS, ANALITYCS.

2. Pesquisa ou busca informacional: É o tipo de busca que como o próprio nome diz é um tipo de busca que o usuário não sabe exatamente onde quer navegar, ele busca por algum tipo de informação. Seja ela através de artigos explicativos, notícias, posts.

Por isso é tão importante ter um bom ranqueamento no Google, pois o usuário não sabe ao certo onde ele conseguirá a informação que ele procura. 90% dos usuários que buscam algum tipo de informação só clicam nos sites que aparecem na primeira página do Google.

3. Pesquisa ou busca transacional: É o tipo de busca que o usuário está buscando efetuar uma transação. Seja comprar diretamente um produto, contratar um serviço, ou fazer qualquer outro tipo de transação online.

Esse tipo de pesquisa é extremamente valioso para quem possui lojas online, E-commerce.

Para você ter uma ideia em média 88% de todas as buscas realizadas no Google  nunca chegam na segunda página de resultados, que junto com a terceira página  somam apenas 5,5% de todos os cliques.

Os 5 primeiros resultados orgânicos do Google recebem juntos 75% de todos os cliques.

A seguir a porcentagem de cliques das 5 primeiras posições.

  • 1° resultado – 34%
  • 2° resultado – 17,3%
  • 3° resultado – 10,8%
  • 4° resultado – 7,5%
  • 5° resultado – 5,5%
  • 6° ao 10° resultados somados – 13%

Fonte : E-book SEO 2.0 O Guia definitivo e atualizado para conquistar a primeira página no Google.

www.marketingdeconteudo.com

Dicas fundamentais para conseguir tráfego orgânico

Escreva artigos de no mínimo 300 palavras, artigos com menos de 300 caracteres dificilmente serão ranqueados.

Escreva textos escaneáveis, parágrafos com no máximo 5 linhas, isso torna a experiência do usuário melhor ao ler seu conteúdo.

Otimize a palavra ou as palavras chave pela qual você quer ser encontrado, como eu disse anteriormente você precisa ser encontrado pelas pessoas.

Otimize as imagens que aparecerão no artigo ou post, quanto menor for o tamanho da imagem melhor. Porque?  Sites que contem imagens pesadas tendem a não conseguir ranqueamento devido o tempo que leva para carregar.

Se seu site é feito em WordPress eu recomendo esse plugin para otimizar imagens https://br.wordpress.org/plugins/tiny-compress-images/

Crie perfis nas redes sociais (Facebook, Google+,Youtube, Twiter) quanto mais engajamento mais posições você conseguirá para ranquear seu conteúdo.

Quanto mais links confiáveis apontando para seu conteúdo, o Google entenderá que o conteúdo é relevante e posicionará para as primeiras posições.

Analise a concorrência com ferramentas como o Google Adwords, Semrush, MOZ. Para quem está começando o ideal é começar com palavras chave de calda longa, nesse caso a concorrência tende a ser menor.

Existem palavras chave de calda curta e calda longa. Head Tail (calda curta) ou  Long Tail (calda longa).

Quer saber mais? Visite meu artigo Como fazer otimização de sites, nesse artigo eu explico melhor sobre os termos e como você deve usá-los.

Dois Tipos de tráfego existentes

Falamos do tráfego orgânico (grátis), agora chegou a hora de conhecer o pago. Nos Estados Unidos é mais comum que pessoas invistam dinheiro em compra de tráfego pois lá os preços são mais acessíveis.

Mas no Brasil o uso de conteúdo patrocinado está cada vez maior.

A maioria dos Empreendedores Brasileiros apostam muito no Facebook, através da rede social é possível fazer anúncios e gerar vendas. Basta criar um gerenciador de anúncios no seu Facebook, escolher imagens e definir o valor que vai investir na propaganda então o Facebook faz a divulgação.

Mas devemos lembrar que o Facebook sempre está implantando novas regras e por isso, várias pessoas investem dinheiro e não conseguem um bom ROI (Retorno sobre o investimento).

Porém existem outras fontes de tráfego pago por exemplo, o Google Adwords que é um sistema de anúncios do Google como o nome já disse. No Adwords você paga apenas quando alguém clica em sua propaganda.

Quer saber mais? Visite o artigo Como ganhar dinheiro com o Google Adwords

Os anúncios disputam uma vaga no topo dos mecanismos de busca ou em sites de parceiros do Google. Nesse tipo de publicidade é possível determinar em quais dispositivos irá aparecer o comunicado, se é em computadores, tabletes ou dispositivos móveis.

Qual tráfego devo usar em meus negócios?

Em tudo que conhecemos existem vantagens e desvantagens, e na internet isso não é diferente. Agora que você já conhece o que tráfego orgânico e também o pago, está na hora de praticar o que você aprendeu, mas qual o melhor modelo de tráfego para investir?

Uma coisa é certa, os dois tráfegos se completam, ou seja, você alcançará melhores resultados realizando investimentos nos dois tipos.

Você pode ter uma boa estratégia de conteúdo para gerar tráfego orgânico e ainda fazer impulsionamentos gerando resultados mais altos.

Porém não esqueça que se os anúncios pagos forem bloqueados ou acontecer algum imprevisto o investimento pode ser totalmente perdido, já no tráfego orgânico esse risco não existe, pois, os resultados continuam aparecendo mesmo depois do conteúdo ser publicado.

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