O que é nicho de mercado?

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A maioria das pessoas se questionam sobre o que é nicho de mercado, nichos de mercado nada mais são que segmentos ou públicos. O grande objetivo é criar uma identificação com esse público para promover produtos e/ou serviços.

Seria a estratégia de identificação das bases de segmentação, onde quando devidamente explorados, representam o grande diferencial ou a proveitosa vantagem competitiva à empresa (ou pessoa).

Então, o que é nicho de mercado mesmo? Seria um “sub-mercado” dentro do próprio mercado, onde uma pequena parcela dos clientes e consumidores deste último provavelmente não estão sendo atendidos pelos fabricantes principais de um determinado produto ou mesmo serviço.

O que é nicho de mercado?

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Definição e conceito de nicho de mercado

Conhecer e explorar nichos, mercados e subnichos é muito importante, como aprender todos esses conceitos e ideias. Com eles bem claros, fica muito mais fácil criarmos e lucrarmos com o nosso empreendimento.

Talvez com um exemplo de um nicho de mercado fique mais fácil entendermos o porquê desta importância toda da segmentação e definição do seu próprio nicho:

Alimentação e Nutrição é um mercado completo com diversos segmentos e diferentes focos. Várias empresas oferecem uma infinidade de cursos, receitas, dicas, e etc. neste imenso mercado com uma gama enorme de produtos e serviços.

Um exemplo de segmentação neste mercado, o nicho deste mercado, seria, por exemplo, “Receitas e Dicas para pessoas intolerantes ao Glúten“. Este seria um segmento específico do mercado e claramente identificável, onde provavelmente muitas das grandes empresas e livros de receita não atendem.

Como achar o “seu” Nicho De Mercado?

É fácil achar o seu nicho de mercado. Precisamos apenas subdividir o mercado principal envolvido, seguindo a mesma ideia do exemplo abaixo:

Casa & Lar > Manutenção > Limpeza > Limpeza de Persianas

Esportes > Golf > Luvas > Luvas de Golf > Luvas de Golf para Mulheres > Luvas de Golf para Mulheres Canhotas

Notamos que aqui tanto “Luvas de Golf” como “Luvas de Golf para Mulheres” já podem ser considerados nichos de mercado, não é mesmo? Ou seja, não há uma regra totalmente precisa do que é ou não um nicho de mercado, mas normalmente junta-se “O QUE” com “QUEM” e consegue-se achar bons nichos.

Mais alguns exemplos:

  1. Educação > Educação a Distância > Educação à distância para Estudantes Internacionais
  2. Educação > Educações Alternativas > Cursos em Desenvolvimento Sustentável
  3. Casa & Lar > Paisagismo > Paisagismo para Regiões Frias e Úmidas
  4. Casa & Lar > Reformas > Faça Você Mesmo suas Reformas
  5. Esportes > Futebol > Treinos e Dieta para Jogadores
  6. Esportes > Basquete > Tênis e Meias para Jogadores de Basquete
  7. Transportes > Motorhomes > Motorhomes com acesso para Deficientes Físicos
  8. Psicologia > Medos e Fobias > Fobias a Aranhas
  9. Psicologia > Medos e Fobias > Medo De Falar Em Público
  10. Veículos> Oficinas> Comércio de peças automotivas.
  11. Veículos> Concessionárias> Aluguel de carros.

Há verdadeiramente muitos nichos à serem encontrados para cada mercado, bastando subdividir o mercado principal escolhido de forma a encontrar segmentações talvez não exploradas ainda.

Como achar nichos inexplorados

Existem diversas maneiras de se achar um nicho de mercado ainda inexplorado – mas tomemos cuidado, pois talvez o mesmo seja inexplorado por não ser grande o suficiente ou por não apresentar um potencial significativo de lucro.

Então, para acharmos nichos de mercados específicos, basta, como já dito, segmentar e dividir o seu mercado mais vezes, utilizando-se da seguinte fórmula:

O QUE + QUEM + DEMANDA = Nicho de Mercado Lucrativo em Potencial

Ferramentas para descobrir nichos

Outra dica importante é usar uma ferramenta muito simples, mas muito útil na barra de pesquisa do próprio Google. Digite algum termo ou diretamente o seu mercado e adicione alguns modificadores ao final da palavra.

Exemplos:

– Digite “dieta para”

– dieta para emagrecer

            – dieta para perder a barriga

            – dieta para perder o peso

            – dieta para diabéticos

            – dieta para ganhar massa muscular

 Outro Exemplo básico:

– Digite “paisagismo para”

– paisagismo para pequenos espaços

            – paisagismo para piscina

            – paisagismo para apartamento

            – paisagismo para chácaras

            – paisagismo para casas

E assim por diante. É uma forma prática e eficaz para se descobrir alguns nichos de mercado. Para facilitar ainda mais esta pesquisa, existe um programa excelente para se achar novos nichos de mercado possivelmente ainda inexplorados.

Abaixo segue  ferramentas para a procura de palavras chave:

https://adwords.google.com/KeywordPlanner

https://ubersuggest.io/

http://keywordtool.io/

http://www.wordstream.com/keyword-research

https://www.keywordrevealer.com/

https://www.semrush.com/

 Nichos de Mercado especificamente de Internet

É importante dizer que os nichos de mercado diretamente ligados à internet não são muito diferentes dos nichos e/ou segmentos encontrados fora da Web e a maioria das regras são idênticas, porém com algumas pequenas diferenciações e particularidades pois, claro, são “mundos” diferentes de atuação.

Muitos pensam em seus empreendimentos apenas para ganhar dinheiro online de uma maneira diferente do que o fariam fora da Web – o que é verdadeiramente um erro pois todos os negócios e oportunidades lucrativas começam a partir de um plano sólido que atenda a uma necessidade específica de seus clientes.

Desta forma, se ocuparmos alguns pequenos Nichos, as pequenas e médias empresas conseguirão desenvolver recursos para manter uma posição saudável no mercado escolhido através, claro, da contínua dedicação em atender seus consumidores da melhor maneira possível.

Vale ressaltar que para se desenvolver uma boa estratégia de nicho, é preciso que haja efetiva oportunidade de mercado e de potencialidades exploratórias da empresa tanto quanto o efetivo desempenho da mesma no sentido de aproveitá-la da melhor forma possível.

A existência de oportunidades de mercado sempre existirá e decorre do ambiente de marketing, das características dos seus clientes ou mesmo das ações (ou ausência delas) dos seus concorrentes que também atuam neste mercado ou até no nicho identificado.

As potencialidades necessárias da empresa requerem desde a sua capacidade de identificar estas oportunidades até a disponibilidade de recursos, capacitações administrativas, tecnológicas, produtivas, mercadológicas, financeiras e tantas outras que lhe possibilitem explorar tais oportunidades.

Deste modo, a estratégia de nicho escolhida vai depender do efetivo desempenho da empresa, no sentido de se auto ajustar da forma mais adequada possível ao consumidor final, sempre se estruturando em sólidas bases quanto ao planejamento do negócio e no posicionamento mercadológico.

Encontre os seus  concorrentes …

Falar sobre nicho de mercado e sobre “encontrar” seu nicho de mercado vai bem mais além de dicas e estratégias simples envolvidas nesta busca. Depende, estruturalmente falando, de onde se quer chegar e de como lá chegar.

Com esta definição, é possível pensar e agir no sentido de utilização das ferramentas necessárias e adequadas, âmbito da busca, risco potencial envolvido bem como em todo o planejamento requerido no trato ao consumidor final.

Diferenciais são importantes não exatamente na localização do seu nicho, mas principalmente na manutenção do mesmo. Como já citado acima, seus concorrentes também poderão e irão atuar no nicho encontrado/escolhido…é a regra básica do comércio, empreendedorismo, indústria, etc….a concorrência.

A concorrência não perdoa jamais e atuará fervorosamente não exatamente para lhe destruir no mercado em comum, mas para exatamente garantir sua própria fatia sustentável e a partir daí vale quase tudo para um diferencial eficaz.

Então, resumindo, é sim preciso entender o que significa nicho de mercado, saber como funciona, como identifica-lo e como atuar no mesmo, mas, em contrapartida, devemos pensar em permanecer neste nicho, atuante, ou todo o trabalho dispendido será inútil.

Sua empresa precisa estar devidamente preparada para tudo isto e saber quais mecanismos se utilizará para continuar crescendo. Planejamento estratégico é fundamental antes de qualquer atuação prática, pois garantirá a eficiência esperada.

Portanto, bem além de saber o que é nicho de mercado, é preciso se preparar no “antes” e no “depois”, visando o acerto do nicho identificado, a eficiência esperada com a atuação econômica dentro deste nicho e a consequente manutenção e continuidade dos negócios empreendidos.

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