Tempo de leitura: 8 minutos
A definição para o que é Inbound Marketing, é qualquer estratégia de marketing que tem o objetivo de atrair o interesse das pessoas, ou pode se nomeá-lo como marketing de atração e possui três grandes regras: SEO, Marketing de Conteúdo e Estratégia em Redes Sociais.
Podemos afirmar que o Inbound é uma forma de marketing que é a necessidade e desejo do cliente.
O que é inbound Marketing pode ser respondido da seguinte forma: é o início da criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um público-alvo específico, para conquistar a permissão de comunicar com seu potencial cliente de forma direta, criando um relacionamento que pode ser duradouro.
Definição de Inbound Marketing: Como funciona?
Inbound Marketing é qualquer estratégia de marketing que tem o objetivo de atrair o interesse das pessoas (a informação certa que ela precisa).
Alguns dizem que o Inbound marketing se divide em três pilares: Mas classifica-lo com apenas 3 regras é muito pouco comparada a grandiosidade de possiblidades que temos a nossa disposição, pois não há limites para se fazer Inbound, exceto o da criatividade de quem o faz.
Formas de se fazer Inbound Marketing:
Conteúdo relevante é o lema da estratégia de inbound marketing e tem inúmeras formas de se fazer.
- Publicação de posts em blog;
- Divulgação de Infográficos;
- Ebooks e Whitepapers;
- Webinars e Podcasts;
- Relações Públicas;
- Questionários;
- Guest posting;
- Social Bookmarking;
- Fóruns online;
- Vídeos online;
- Marketing em Comentários;
- E-mail marketing;
- SEO;
- Conteúdo em Mídias Sociais;
- Estratégias em Blogs.
Origem
Profissionais de marketing usam o inbound marketing em seu dia-a-dia a décadas, mas ainda não tinha definido o nome.
O marketing que tem foco no conteúdo, que eleva o objetivo de oferecer informações relevantes, de publicar algo que agregue valor — tangível ou intangível — ao cliente em potencial, pode ser considerado Inbound Marketing.
Seth Godin, em seu livro o Marketing de Permissão, presente no livro “Permission Marketing”. Já escrevia sobre inbound marketing.
O livro descreve os principais tópicos do Inbound Marketing e pode ser uma leitura interessante para quem quiser se aperfeiçoar nessa área.
Se formos mais a fundo nas pesquisas sobre o que é inbound marketing, veremos que conceito de Inbound Marketing surge ao lado do marketing digital, e da junção de consumidor e publicidade, nesse caso, internauta e comunicação online.
No passado, quando não tínhamos a internet, tínhamos o total controle sobre as informações recebidas, por isso, a publicidade tradicional podia livremente interromper o processo de comunicação.
Resumindo, a publicidade televisiva, enquanto a intenção do consumidor é entreter-se com a programação do canal, entra o período comercial com campanhas e que não queremos saber, são coisas aleatórias que poderíamos ter sido poupados sobre determinado produto ou serviço.
O mesmo exemplo é o para um outdoor e outras formas de mídias interruptivas. Muitas vezes essa mensagem será descartada.
Na internet, a história é outra, temos o total controle sobre os canais de comunicação é praticamente total. Podemos escolher o que desejamos ler, observar ou assistir, quando estamos no Youtube para ver um vídeo e aparece uma propaganda podemos pular o anúncio, entre milhões de sites na internet, deletar determinado conteúdo no facebook, Instagram etc…
Significa que o usuário pode se incomodar com o que recebe de forma agressiva, desconfiando e questionando, e, sem sombras de dúvidas, se dispondo a enfrentar as grandes marcas.
Então, se o seu potencial cliente agora tem o poder de deletar sua campanha e não se importar com esforços, nada melhor do que conquistá-lo com o que ele mesmo deseja absorver.
Á partir disso podemos ver a importância de se trabalhar com planejamentos estratégicos inteligentes e com ações de alta performance.
O Inbound é como um ímã, que atrai o cliente através do conteúdo publicado.
As diferenças entre Inbound e Outbound marketing.
Para entender o Inbound é preciso conhecer e entender o Outbound, uma estratégia que segue princípios bem diferentes.
O Outbound se refere ao marketing tradicional, que usa a interrupção para se comunicar com seu público.
É a mensagem colocada no meio da revista que lemos, o intervalo comercial da TV e até um anúncio avulso no meio do post do seu blog preferido.
Não necessariamente pedimos para ver aqueles anúncios e muitas das vezes ele nem foi criado para nós, mas eles estão ali gritando por nossa atenção.
Hoje, o Outbound Marketing não é tão eficaz quanto já foi há tempos atrás. O consumidor está mais seletivo e não aceita interrupções.
Hoje o consumidor pode gravar um programa de TV e pular todos os comerciais, quase ler mais materiais impressos e, com um clique, ele para de seguir todas as marcas na internet que forem muito invasivas.
Na verdade, o que eles querem é conteúdo de qualidade, sem interrupções e sem tratá-lo com verbos de ação, ou seja, impondo algo, como corriqueiro ver em comerciais de televisão. Quem toma a decisão de compra somos nós, a demanda é por marcas mais abertas ao diálogo e ao respeito.
É neste cenário que o Inbound Marketing se faz uma ótima estratégia, pois ele não é invasivo e consegue ser mais respeitoso na hora de impactar seu público com sua mensagem.
O Inbound atinge as pessoas que realmente estão interessadas naquela mensagem, naquele momento, é algo certeiro, por exemplo, você já pesquisou passagens áreas e de repente chegou no seu e-mail propagandas sobre aquela empresa aérea e o destino que pesquisou?
Então essa é a definição sobre o que é inbound Marketing.
Não é invasivo, mas útil. O que aumenta significantemente suas chances de conversão (vendas)
Sobre os custos, o Outbound geralmente exige mais investimento do que o Inbound.
Uma pesquisa apontou que o Inbound gasta 62% menos em cada lead gerado do que o marketing tradicional.
E outros números já provaram que as taxas de conversão do Inbound são exponencialmente melhores.
Isso acontece por que, no Inbound, a sua marca está justamente falando com o público na hora certa e no momento certo.
Outra diferença entre as duas estratégias é a mensuração de resultados. No Inbound é possível acompanhar as conversões em tempo real e, se algo não estiver de acordo, mudar completamente a mensagem ou estratégia para reverter o quadro.
Já no Outbound, revisar uma comunicação é mais complicado.
A empresa coloca no ar e só consegue acompanhar resultados depois. É quase um tiro no escuro, por isso, investir em pesquisas anteriores é tão importante no outbound, pois aumentam as chances de acerto apesar de aumentar o investimento.
Para você entender melhor as diferenças entre as duas estratégias, vamos a uma explicação resumida.
Como o Inbound Marketing traz benefícios para sua marca?
Independentemente se sua empresa é B2B (venda para empresas) ou B2C, (vendas para o consumidor final) o Inbound Marketing contribui muito para a construção e consolidação da marca.
A captura de mais leads qualificados para vendas se torna um objetivo palpável e a incerteza de retorno, característica do Outbound Marketing, deixa de existir.
Com o Inbound Marketing as pessoas são convidadas a amar e cuidar de sua empresa.
Portanto use o inbound marketing para atrair através de blogs produzindo conteúdo relevante, não um meio mais completo de atrair visitantes, pesquisa de palavras chaves (SEO) saber se posicionar na internet e estar entre os mais pesquisados online é fundamental.
Social media, Brasil é o país onde as pessoas mais passam tempo navegando e usando redes sociais, são fermentas poderosas, converta e adquira informações de seus clientes pelos menos o e-mail dele sua empresa precisa ter, para poder enviar informações a ele crie, call to action que são botões que incentivem seu cliente a tomar determinada ação., landing pages.
Saiba fechar um lead, utilizando e-mail, signals, workflows, e o principal encante seu cliente, podendo fazer eventos, conteúdo personalizado, conteúdo dinâmicos, podendo usar como conteúdo dinâmico vídeos, insta Stories, vídeos rápidos no Stories algo que chame a atenção de seu cliente e faça ele comprar seus produtos sempre que necessitar.
Esperamos que as dicas sejam uteis para que você alcance suas metas através dessa ferramenta poderosa e que possam ter te respondido o que é o Inbound marketing.
Esses artigos podem ser de seu interesse: