O que é Inbound Marketing?

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A definição para o que é Inbound Marketing, é qualquer estratégia de marketing que tem o objetivo de atrair o interesse das pessoas, ou pode se nomeá-lo como marketing de atração e possui três grandes regras: SEO, Marketing de Conteúdo e Estratégia em Redes Sociais.

Podemos afirmar que o Inbound é uma forma de marketing que é a necessidade e desejo do cliente.

O que é inbound Marketing pode ser respondido da seguinte forma: é o início da criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um público-alvo específico, para conquistar a permissão de comunicar com seu potencial cliente de forma direta, criando um relacionamento que pode ser duradouro.

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Definição de Inbound Marketing: Como funciona?

Inbound Marketing é qualquer estratégia de marketing que tem o objetivo de atrair o interesse das pessoas (a informação certa que ela precisa).

Alguns dizem que o Inbound marketing se divide em três pilares: Mas classifica-lo com apenas 3 regras é muito pouco comparada a grandiosidade de possiblidades que temos a nossa disposição, pois não há limites para se fazer Inbound, exceto o da criatividade de quem o faz.

Formas de se fazer Inbound Marketing:

Conteúdo relevante é o lema da estratégia de inbound marketing e tem inúmeras formas de se fazer.

  • Publicação de posts em blog;
  • Divulgação de Infográficos;
  • Ebooks e Whitepapers;
  • Webinars e Podcasts;
  • Relações Públicas;
  • Questionários;
  • Guest posting;
  • Social Bookmarking;
  • Fóruns online;
  • Vídeos online;
  • Marketing em Comentários;
  • E-mail marketing;
  • SEO;
  • Conteúdo em Mídias Sociais;
  • Estratégias em Blogs.

Origem

Profissionais de marketing usam o inbound marketing em seu dia-a-dia a décadas, mas ainda não tinha definido o nome.

O marketing que tem foco no conteúdo, que eleva o objetivo de oferecer informações relevantes, de publicar algo que agregue valor — tangível ou intangível —  ao cliente em potencial, pode ser considerado Inbound Marketing.

Seth Godin, em seu livro o Marketing de Permissão, presente no livro “Permission Marketing”. Já escrevia sobre inbound marketing.

O livro descreve os principais tópicos do Inbound Marketing e pode ser uma leitura interessante para quem quiser se aperfeiçoar nessa área.

Se formos mais a fundo nas pesquisas sobre o que é inbound marketing, veremos que conceito de Inbound Marketing surge ao lado do marketing digital, e da junção de consumidor e publicidade, nesse caso, internauta e comunicação online.

No passado, quando não tínhamos a internet, tínhamos o total controle sobre as informações recebidas, por isso, a publicidade tradicional podia livremente interromper o processo de comunicação.

Resumindo, a publicidade televisiva, enquanto a intenção do consumidor é entreter-se com a programação do canal, entra o período comercial com campanhas e que não queremos saber, são coisas aleatórias que poderíamos ter sido poupados sobre determinado produto ou serviço.

O mesmo exemplo é o para um outdoor e outras formas de mídias interruptivas. Muitas vezes essa mensagem será descartada.

Na internet, a história é outra, temos o total controle sobre os canais de comunicação é praticamente total. Podemos   escolher o que desejamos ler, observar ou assistir, quando estamos no Youtube para ver um vídeo e aparece uma propaganda podemos pular o anúncio, entre milhões de sites na internet, deletar determinado conteúdo no facebook, Instagram etc…

Significa que o usuário pode se incomodar com o que recebe de forma agressiva, desconfiando e questionando, e, sem sombras de dúvidas, se dispondo a enfrentar as grandes marcas.

Então, se o seu potencial cliente agora tem o poder de deletar sua campanha e não se importar com esforços, nada melhor do que conquistá-lo com o que ele mesmo deseja absorver.

Á partir disso podemos ver a importância de se trabalhar com planejamentos estratégicos inteligentes e com ações de alta performance.

O Inbound é como um ímã, que atrai o cliente através do conteúdo publicado.

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As diferenças entre Inbound e Outbound marketing.

Para entender o Inbound é preciso conhecer e entender o Outbound, uma estratégia que segue princípios bem diferentes.

O Outbound se refere ao marketing tradicional, que usa a interrupção para se comunicar com seu público.

É a mensagem colocada no meio da revista que lemos, o intervalo comercial da TV e até um anúncio avulso no meio do post do seu blog preferido.

Não necessariamente pedimos para ver aqueles anúncios e muitas das vezes ele nem foi criado para nós, mas eles estão ali gritando por nossa atenção.

Hoje, o Outbound Marketing não é tão eficaz quanto já foi há tempos atrás. O consumidor está mais seletivo e não aceita interrupções.

Hoje o consumidor pode gravar um programa de TV e pular todos os comerciais, quase ler mais materiais impressos e, com um clique, ele para de seguir todas as marcas na internet que forem muito invasivas.

Na verdade, o que eles querem é conteúdo de qualidade, sem interrupções e sem tratá-lo com verbos de ação, ou seja, impondo algo, como corriqueiro ver em comerciais de televisão. Quem toma a decisão de compra somos nós, a demanda é por marcas mais abertas ao diálogo e ao respeito.

É neste cenário que o Inbound Marketing se faz uma ótima estratégia, pois ele não é invasivo e consegue ser mais respeitoso na hora de impactar seu público com sua mensagem.

O Inbound atinge as pessoas que realmente estão interessadas naquela mensagem, naquele momento, é algo certeiro, por exemplo, você já pesquisou passagens áreas e de repente chegou no seu e-mail propagandas sobre aquela empresa aérea e o destino que pesquisou?

Então essa é a definição sobre o que é inbound Marketing.

Não é invasivo, mas útil. O que aumenta significantemente suas chances de conversão (vendas)

Sobre os custos, o Outbound geralmente exige mais investimento do que o Inbound.

Uma pesquisa apontou que o Inbound gasta 62% menos em cada lead gerado do que o marketing tradicional.

E outros números já provaram que as taxas de conversão do Inbound são exponencialmente melhores.

Isso acontece por que, no Inbound, a sua marca está justamente falando com o público na hora certa e no momento certo.

Outra diferença entre as duas estratégias é a mensuração de resultados. No Inbound é possível acompanhar as conversões em tempo real e, se algo não estiver de acordo, mudar completamente a mensagem ou estratégia para reverter o quadro.

Já no Outbound, revisar uma comunicação é mais complicado.

A empresa coloca no ar e só consegue acompanhar resultados depois. É quase um tiro no escuro, por isso, investir em pesquisas anteriores é tão importante no outbound, pois aumentam as chances de acerto apesar de aumentar o investimento.

Para você entender melhor as diferenças entre as duas estratégias, vamos a uma explicação resumida.

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Como o Inbound Marketing traz benefícios para sua marca?

Independentemente se sua empresa é B2B (venda para empresas) ou B2C, (vendas para o consumidor final) o Inbound Marketing contribui muito para a construção e consolidação da marca.

A captura de mais leads qualificados para vendas se torna um objetivo palpável e a incerteza de retorno, característica do Outbound Marketing, deixa de existir.

Com o Inbound Marketing as pessoas são convidadas a amar e cuidar de sua empresa.

Portanto use o inbound marketing para atrair através de blogs produzindo conteúdo relevante, não um meio mais completo de atrair visitantes, pesquisa de palavras chaves (SEO) saber se posicionar na internet e estar entre os mais pesquisados online é fundamental.

Social media, Brasil é o país onde as pessoas mais passam tempo navegando e usando redes sociais, são fermentas poderosas, converta e adquira informações de seus clientes pelos menos o e-mail dele sua empresa precisa ter, para poder enviar informações a ele crie, call to action que são botões que incentivem seu cliente a tomar determinada ação., landing pages.

Saiba fechar um lead, utilizando e-mail, signals, workflows, e o principal encante seu cliente, podendo fazer eventos, conteúdo personalizado, conteúdo dinâmicos, podendo usar como conteúdo dinâmico vídeos, insta Stories, vídeos rápidos no Stories algo que chame a atenção de seu cliente e faça ele comprar seus produtos sempre que necessitar.

Esperamos que as dicas sejam uteis para que você alcance suas metas através dessa ferramenta poderosa e que possam ter te respondido o que é o Inbound marketing.

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