O que é e-mail marketing e para que serve?

Tempo de leitura: 5 minutos

Você é um afiliado e deseja aumentar as vendas em seu blog ou site? Então nesse artigo vou explicar o que é e-mail marketing e para que serve.

O Brasil vem passando por um problema político e econômico bem crítico, a cada dia mais pessoas estão desempregadas, mais comércios fechando.  Mas temos que manter a calma e quem trabalha pela internet pode tirar grande proveito, pois a internet encurta distância e permite que muitas pessoas conheçam seus produtos.

Por isso é fundamental que você como afiliado explore todas as ferramentas do marketing digital para aumentar suas vendas. E o e-mail marketing é uma das ferramentas poderosas da atualidade no mundo digital.

As vezes o desespero bate em você que Já tentou de tudo e nada de conseguir fechar vendas?

Todo empreendedor sofre essa angustia e esse desespero, pois todo mundo que é empreendedor precisa vender não é mesmo?

Esse artigo vai abrir a sua mente sobre uma ferramenta estratégica para aumentar as suas vendas, seja você afiliado, seja você dono de um e-commerce, seja você um profissional liberal.

o-que-e-e-mail-marketing-e-para-que-serve

Entendendo mais sobre o e-mail marketing e para que serve

O e-mail marketing é bem diferente do nosso tradicional e-mail, cuja função é de cunho comercial ou informativo e difere de outras ferramentas de marketing “tradicional.

O e-mail marketing se refere a uma série de e-mails que tem um conteúdo diferenciado de acordo com a fase que o cliente se encontra no funil de vendas.

Vou te explicar melhor o funil de vendas é composto por três fases:

  • Atração: onde você deverá atrair os leitores para seu blog.
  • Relacionamento: é a fase que você vai apontar as dores dos seus clientes e vai dar leves dicas que possa ser útil para eles
  • Conversão: essa é a fase que o leitor vira um lead e compra o seu produto ou serviço.

Então ao criar uma sequência de e-mail marketing você terá que ter em mente que o conteúdo desse e-mail tem que ser diferenciado para essas 3 fases da venda.

O e-mail marketing vai conduzir de forma sutil o seu leitor para o funil de vendas, quando ele “cai” nesse funil, a chance de conversão é bem mais alta.

o-que-e-e-mail-marketing-e-para-que-serve

Vantagens do e-mail marketing

Aqui vou apresentar três vantagens dessa poderosa ferramenta de marketing digital para o seu negócio.

 

  • Relacionamento com o cliente: O e-mail marketing é uma ferramenta que permite um relacionamento com o seu público alvo para que você possa enviar uma oferta personalizada e exclusiva para cada leitor.

 

  • Testes de ofertas: Os resultados podem ser medidos quase imediatamente, em um máximo de dois dias você começa a ter o retorno dessa estratégia. O e-mail marketing permite que você possa “testar” diversos tipos de ofertas o que é ideal para o gerenciamento de campanhas de marketing.

 

  • Confiança e credibilidade: a partir do relacionamento criado com o seu cliente, o conteúdo que você vai enviar vai passar mais confiança e credibilidade para o seu público alvo. Confiança e credibilidade são a peça chave para uma alta conversão.

Como fazer com que o e-mail marketing não se torne um spam

O spam é aquele e-mail de propaganda ou oferta que você recebe sem ter solicitado ou dado o seu e-mail para receber aquele conteúdo. O spam é ilegal e irrita profundamente qualquer pessoa que faz uso da internet.

Uma das regras para o e-mail marketing não ser um spam é que você precisa obter a autorização expressa do cliente ou do público alvo para iniciar um relacionamento com ele. Neste caso, ninguém vai receber um e-mail que não tenha previamente demonstrado interesse em receber tais mensagens.

Ao pensar em usar a ferramenta de e-mail marketing é necessário que você obtenha o consentimento do cliente. Para isso você deverá fazer com que o seu público alvo conceda informações como nome e e-mail.

Neste caso você deve oferecer gratuitamente um conteúdo (isca digital) de valor que desperte o interesse e que seja útil para o seu leitor.

A chave é fornecer um benefício, que não tem que ser um presente ou oferta pode ser mais informações sobre algo que possa interessar o seu leitor.

Assim sendo, o consentimento é obtido através de uma troca de benefícios. Ele dá permissão para a empresa lhe enviar informações e este, por sua vez, dá-lhe um conteúdo de valor.

A partir daí você vai criar a sua “lista quente”, para depois começar a criar o relacionamento através do e-mail marketing.

Pode se concluir que o e-mail marketing continua sendo melhor canal de comunicação que uma empresa, um empreendedor ou afiliado pode ter com os seus potenciais clientes.

E você, já fez uso do e-mail marketing? Você já obteve bons resultados em sua campanha de e-mail marketing? Compartilhe conosco a sua experiência ao ler este post.

Se você gostou das informações compartilhadas nesse post, compartilhe agora mesmo com seus amigos. Não se esqueça de deixar seu comentário, pois ele é muito importante para sempre estarmos criando um conteúdo relevante e de valor para você!

Leia também nossos artigos que podem ser de seu interesse

Como se tornar uma autoridade na internet

O que é Marketing de Conteúdo

Como criar um e-mail marketing passo a passo

Siga me nas redes sociais

pinteres