Tempo de leitura: 5 minutos
Você é um afiliado e deseja aumentar as vendas em seu blog ou site? Então nesse artigo vou explicar o que é e-mail marketing e para que serve.
O Brasil vem passando por um problema político e econômico bem crítico, a cada dia mais pessoas estão desempregadas, mais comércios fechando. Mas temos que manter a calma e quem trabalha pela internet pode tirar grande proveito, pois a internet encurta distância e permite que muitas pessoas conheçam seus produtos.
Por isso é fundamental que você como afiliado explore todas as ferramentas do marketing digital para aumentar suas vendas. E o e-mail marketing é uma das ferramentas poderosas da atualidade no mundo digital.
As vezes o desespero bate em você que Já tentou de tudo e nada de conseguir fechar vendas?
Todo empreendedor sofre essa angustia e esse desespero, pois todo mundo que é empreendedor precisa vender não é mesmo?
Esse artigo vai abrir a sua mente sobre uma ferramenta estratégica para aumentar as suas vendas, seja você afiliado, seja você dono de um e-commerce, seja você um profissional liberal.
Entendendo mais sobre o e-mail marketing e para que serve
O e-mail marketing é bem diferente do nosso tradicional e-mail, cuja função é de cunho comercial ou informativo e difere de outras ferramentas de marketing “tradicional.
O e-mail marketing se refere a uma série de e-mails que tem um conteúdo diferenciado de acordo com a fase que o cliente se encontra no funil de vendas.
Vou te explicar melhor o funil de vendas é composto por três fases:
- Atração: onde você deverá atrair os leitores para seu blog.
- Relacionamento: é a fase que você vai apontar as dores dos seus clientes e vai dar leves dicas que possa ser útil para eles
- Conversão: essa é a fase que o leitor vira um lead e compra o seu produto ou serviço.
Então ao criar uma sequência de e-mail marketing você terá que ter em mente que o conteúdo desse e-mail tem que ser diferenciado para essas 3 fases da venda.
O e-mail marketing vai conduzir de forma sutil o seu leitor para o funil de vendas, quando ele “cai” nesse funil, a chance de conversão é bem mais alta.
Vantagens do e-mail marketing
Aqui vou apresentar três vantagens dessa poderosa ferramenta de marketing digital para o seu negócio.
- Relacionamento com o cliente: O e-mail marketing é uma ferramenta que permite um relacionamento com o seu público alvo para que você possa enviar uma oferta personalizada e exclusiva para cada leitor.
- Testes de ofertas: Os resultados podem ser medidos quase imediatamente, em um máximo de dois dias você começa a ter o retorno dessa estratégia. O e-mail marketing permite que você possa “testar” diversos tipos de ofertas o que é ideal para o gerenciamento de campanhas de marketing.
- Confiança e credibilidade: a partir do relacionamento criado com o seu cliente, o conteúdo que você vai enviar vai passar mais confiança e credibilidade para o seu público alvo. Confiança e credibilidade são a peça chave para uma alta conversão.
Como fazer com que o e-mail marketing não se torne um spam
O spam é aquele e-mail de propaganda ou oferta que você recebe sem ter solicitado ou dado o seu e-mail para receber aquele conteúdo. O spam é ilegal e irrita profundamente qualquer pessoa que faz uso da internet.
Uma das regras para o e-mail marketing não ser um spam é que você precisa obter a autorização expressa do cliente ou do público alvo para iniciar um relacionamento com ele. Neste caso, ninguém vai receber um e-mail que não tenha previamente demonstrado interesse em receber tais mensagens.
Ao pensar em usar a ferramenta de e-mail marketing é necessário que você obtenha o consentimento do cliente. Para isso você deverá fazer com que o seu público alvo conceda informações como nome e e-mail.
Neste caso você deve oferecer gratuitamente um conteúdo (isca digital) de valor que desperte o interesse e que seja útil para o seu leitor.
A chave é fornecer um benefício, que não tem que ser um presente ou oferta pode ser mais informações sobre algo que possa interessar o seu leitor.
Assim sendo, o consentimento é obtido através de uma troca de benefícios. Ele dá permissão para a empresa lhe enviar informações e este, por sua vez, dá-lhe um conteúdo de valor.
A partir daí você vai criar a sua “lista quente”, para depois começar a criar o relacionamento através do e-mail marketing.
Pode se concluir que o e-mail marketing continua sendo melhor canal de comunicação que uma empresa, um empreendedor ou afiliado pode ter com os seus potenciais clientes.
E você, já fez uso do e-mail marketing? Você já obteve bons resultados em sua campanha de e-mail marketing? Compartilhe conosco a sua experiência ao ler este post.
Se você gostou das informações compartilhadas nesse post, compartilhe agora mesmo com seus amigos. Não se esqueça de deixar seu comentário, pois ele é muito importante para sempre estarmos criando um conteúdo relevante e de valor para você!
Leia também nossos artigos que podem ser de seu interesse
Como se tornar uma autoridade na internet
Como criar um e-mail marketing passo a passo