Copywriting – Como vender mais usando textos persuasivos

Tempo de leitura: 12 minutos

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Você já ouviu falar em Copywriting? Como vender mais usando textos persuasivos?

Nesse artigo você vai aprender na prática como vender usando o copywriting, essa é a técnica usada pelos grandes nomes do marketing digital. Acredite ela é infalível sabe porque? Porque ela foi testada e comprovada e através dela vários empreendedores mudaram de vida.

Depois de ler esse artigo até o final garanto a você que seus resultados aparecerão, eu escrevi exemplos de textos persuasivos para que você possa aplicar na sua estratégia de vendas. A principal habilidade de quem quer se dar bem no marketing digital é saber vender.

Já reparou quantas pessoas ingressam no empreendedorismo digital, mas não obtêm exito nas vendas dos seus produtos digitais, seja como afiliado ou como produtor.

Para se vender qualquer produto digital pela internet existe uma técnica, você sabia disso? Por que?

Veja bem, quando você vende para pessoas conhecidas é muito mais fácil, vocês já se conhecem, existe uma relação recíproca, mas e quando vendemos para um desconhecido, existe uma relação de desconfiança pelo fato do seu cliente não conhecer sua reputação, seu produto.

Copywriting que técnica é essa?

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Agora sem delongas, o Copywriting é a técnica usada por todas as pessoas que trabalham com negócios online. Todos os grande players do mercado. Certamente agora você ficou curioso?

O Copywriting são textos persuasivos que farão você vender mais, “ao pé da letra” seria uma cópia de vendas. Isso mesmo são scripts montados para gerar a ação de compra no cliente, ele pode ser usado para captar e-mails entre outras coisas.

Copywriting é despertar emoções. É despertar as emoções certas no seu público alvo. Cada palavra dita, falada, cada pontuação é pensada e trabalhada para a pessoa ser influenciada no momento da decisão da compra.

Teoricamente qualquer um pode aprender as técnicas de comunicação persuasiva.

Uma boa cópia deve ser composta de emoções e não de lógica, isso se dá por causa dos gatilhos mentais. O Cérebro humano é treinado para tomar decisões pela emoção e não pela razão. Você sabia disso?

Como vender mais usando Copywriting

Quais são os elementos do Copywriting para se fazer uma oferta matadora? Aquela que o seu cliente, ao final da oferta ele vai clicar e comprar o seu produto/serviço.

Os passos para um bom script são:

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1 – Prender a atenção 

Ex: De uma pessoa que tem o desejo de trabalhar pela internet. Você pode usar o seguinte texto: “Você está aí sozinho sentado na frente do seu computador, pensando em ganhar dinheiro, pesquisando em tudo que é site, baixando todo o tipo de ebook, participando de palestras, entristecido porque não tem dinheiro para pagar as suas contas que já estão até no vermelho, eu posso te afirmar que eu sei como é isso, eu já passei por isso”

Perceba que nesse ponto você prendeu a atenção da pessoa que tem o desejo de ganhar dinheiro pela internet, você reforça a dor da pessoa para ir para o próximo passo.

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2- Quebra de Padrão 

 Veja como exemplo os filmes da Tv, eles não deixam uma cena parada em um mesmo lugar por muito tempo, perceba que rapidamente eles mudam de cena para quebrar o padrão.

Nesse momento você deve despertar a curiosidade do seu prospecto. Apresentar algo incomum, você apresenta algo que não tem nada a ver com o seu produto ou serviço.

…Colocaria um macaco na cena e diria “acredite se quiser mas esse macaco é a chave para você conquistar um negócio de sucesso”. Isso é apenas um exemplo você deverá ser criativo.

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3 – Criando Conexão 

“Porque você tem que ver isso até o final, simplesmente porque eu vou ensinar 5 passos para você ter um negócio de sucesso a partir de agora e que é a prova de falhas”, nesse ponto dificilmente a pessoa vai parar de ver o vídeo ou de continuar lendo o e-mail, porque ela se conectou com a sua história.

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4 – A Grande Dor 

Nesse momento você deverá mostrar a pessoa que a culpa por ela não atingir o que almeja não é culpa dela, e isso é bem provável que não seja mesmo, porque a pessoa está atrás de uma solução.

Você acha que se ela  não tivesse encontrado a solução que ela queria, não teria resolvido o seu problema? Bem! Isso tirando  algumas pessoas que não aplicam o que aprendem, daí não tem jeito algum de alcançar sucesso ou resolver o problema.

Você pode dizer: ” A culpa não é sua se você ainda não alcançou o sucesso, a culpa é de quem te passou informações desencontradas que não funcionam, estavam apenas interessados em seu dinheiro, ou ensinam coisas erradas porque aprenderam errado e com certeza essas pessoas que te ensinaram não tem resultado algum ou pouco resultado, eu sei porque já passei por isso e vou te mostrar como sair dessa” 

você pode complementar dizendo mais coisas do tipo “disseram que era fácil que você iria ganhar dinheiro no piloto automático”

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5- A Grande Solução 

Você já falou para a sua audiência que tem a solução para o problema dela , contou a sua história dolorosa para que ela se identifique com você , contou que descobriu a solução e agora é a hora de apresentar a solução.

Acredite nesse momento a pessoa está ansiosa para saber o que você irá apresentar. Precisamos aqui dar de presente a sua audiência 3 dicas poderosas que já dão resultado para ela assim que ela aplicar, e que tenha ligação com o seu produto.

As 3 dicas podem ser do seu produto: Como Evitar, como aproveitar e como fazer

  • Como evitar – Você pode apresentar a solução de como evitar a perca de tempo ao montar um negócio online.

 

  • Como aproveitar – Você pode dizer algo relacionado ao seu produto que ela pode aproveitar

 

  • Como Fazer – Como fazer com que seu público preste mais atenção no que você está dizendo, aqui podemos usar a quebra de padrão como dica para a pessoa conseguir prender a atenção de uma determinada audiência ao seu conteúdo.

Logo em seguida usamos o gancho da oferta você diz: “Olha preste bastante atenção, tudo que eu te dei como dica é só um pouquinho do que eu tenho para te ensinar e o que eu tenho para te ensinar...”

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6 – Oferta matadora

O Produto – Nesse momento você vai descrever o produto em diversos passos estratégicos, causando um forte entendimento e aceitação por parte do prospecto ao seu produto. Você pode apresentar imagens ou vídeo curto explicativo.

Descrevendo seu produto como algo que resolverá a dor da pessoa, faz com que consigamos matar objeções até aqui.

O seu prospecto poderá se perguntar será que funciona pra mim? Ou, e se eu não tiver nenhum tráfego, Ou, e se eu não sei nada de internet. Então você começa matando as objeções:

Esse produto funciona mesmo que você não tenha nenhum tráfego, mesmo que você não seja um expert em marketing digital, mesmo que você não saiba nada de internet”. 

Você dará total confiança a pessoa no que você está oferecendo dizendo:

” isso funciona para você porque já passei pelos mesmos problemas que você e aprendi qual é ação que deveria tomar que solucionasse o mesmo problema que você tem hoje, eu pesquisei tudo sobre esse assunto, gastei muito dinheiro investindo em cursos, consumi muitas horas estudando estratégias e táticas para acertar e proporcionar para você o mesmo resultado que alcancei, mas te poupando de todo esse sofrimento.

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Você precisa expor a pessoa, em quantos lugares você pesquisou, quantos livros você leu, quantos treinamentos você fez, para alcançar o resultado que você alcançou.

7 – Estudo Heróico 

Você terá um argumento mais ou menos assim:

 Eu fui em busca de resolver o meu problema, aprender como se faz, alcancei o conhecimento, aprendi como se faz e estou agora aqui para te ensinar da forma mais fácil possível…

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8 – Entrando para o clube

 Aqui você convida a pessoa para entrar para o clube de vencedores dizendo:

Olha agora você tem a chance de entrar para o nosso clube de pessoas que atingem resultados no internet marketing”

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9 – Qualificação 

Aqui você deixa bem claro para o seu prospecto que não existe mágica e nem truque, é trabalho duro com estratégias, você poderá dizer o seguinte:

Agora se você esta pensando que isso aqui é mágica ou que é algum produto que você vai enriquecer da noite para o dia, sem que você tenha que fazer nada, te peço encarecidamente que saia desse vídeo ou que pare de ler o e-mail, porque esse produto não é para você…

 O meu produto é para quem tem dedicação, que sabe que trabalhar na internet é simples, porém não é fácil como muitos pregam por aí e requer o seu total empenho, principalmente no começo”…

Agora você viu tudo que eu te apresentei até aqui e se você está realmente procurando esse tipo de solução, é essa a solução que você precisa de verdade, mas não é qualquer solução, essa é a solução que verdadeiramente trará resultados para o seu negócio online é o que há de melhor que você pode encontrar para resolver o seu problema”. 

Repare que aqui você tem seu público quase em um estado hipnótico, se ele chegou até aqui é porque está muito interessado mesmo, o efeito copy está dominando ele.

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10 – O que o produto não é 

A  contravenda , você irá dizer aqui o que o seu produto não é:

Agora eu quero dizer para você sinceramente o que o meu produto não é, meu produto não é uma varinha mágica que fará você ganhar muito dinheiro da noite para o dia, não é uma fórmula mágica de ganhar dinheiro na internet sem trabalhar, meu produto não é para quem está curioso querendo saber se é possível ganhar dinheiro de verdade na internet…

 se você estiver procurando uma fórmula mágica e sem trabalho para ganhar dinheiro online, quero te avisar desde já que esse produto não é para você”

 

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11 – O  Valor ancora do seu produto 

 Aqui damos uma pequena ideia de quanto o seu produto poderá custar, essa tática valoriza o seu produto:

 “Esse produto poderia facilmente custar R$600 e existem diversos cursos que cobram muito mais que esse valor com o mesmo conteúdo que temos em nosso produto, mas não se preocupe , você nem de longe pagará isso.”

 Aqui com essa ideia construímos o valor do produto na mente do seu público.

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12 – Bônus 

Aqui você especifica para audiência , que além de você não cobrar o valor que é justo para o seu produto, você irá dar uns bônus, você pode escolher alguns bônus que tenham a ver com o seu produto. E fala novamente sobre o valor:

Você já ouviu o valor que eu mencionei anteriormente e quero te dizer que além de levar os bônus, você não pagará  nem a metade de R$600, que é R$ 300, aliás você não pagará nem R$ 150,00  se você adquirir o produto hoje, pagará somente R$ 45,00

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13 – A garantia 

Aqui você dará a garantia do produto, ou que ele funciona e trás resultados para o prospecto ou você garante o dinheiro dele de volta, a garantia é importante:  “Além do mais, quero te dar uma garantia, se o meu produto não der resultados em 30 dias eu não quero seu dinheiro, devolvo ele a você sem fazer nenhuma pergunta. Isso cria uma relação de confiança na sua audiência e destrói algumas objeções.

Com esse script seguido passo a passo, certamente você vai vender mais.  Acredite o copywriting é uma ferramenta fundamental para o sucesso no marketing digital.

Esses artigos podem ser de seu interesse:

A importância do copywriting para o seu negócio online.

Como usar os gatilhos mentais no copywriting.

 

 

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