Como utilizar as ferramentas SEO

Tempo de leitura: 9 minutos

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Quem trabalha ou pretende começar a atuar com Marketing Digital, precisa sempre estar atento a novas estratégias. Mas uma delas é de fato essencial, trata-se do SEO – Search Engine Optimization. Quer saber mais? Então confira este artigo que preparamos pra você: Como utilizar as ferramentas SEO.

Estamos passando por uma verdadeira revolução que corresponde à era digital. Todas as empresas, sejam elas grandes corporações, pequenas, médias ou micro, precisam estar atentas a essa nova onda, que nada mais é do que o Marketing Digital.

Dentro do Marketing Digital, existem milhares de ferramentas e estratégias que você pode e deve utilizar para melhorar seus resultados. Uma das mais famosas e importantes são as ferramentas de SEO.

De fato, um bom trabalho de SEO se torna ainda mais poderoso quando se faz uso das ferramentas corretas, que são na realidade indispensáveis dentro desse universo.

Confira agora como utilizar as ferramentas de SEO

Ao utilizar SEO, você estará utilizando técnicas que permitem que sites e blogs possam ser encontrados nos primeiros resultados dos mecanismos de pesquisas, como Google e Yahoo.

Se você utilizar as técnicas da forma correta, certamente seu site poderá ser encontrado na primeira página do Google, gerando assim muitos resultados para sua empresa.

Existem muitas ferramentas de SEO, mas para começar, você vai precisar de apenas três. Isso mesmo!

Mas quais são essas ferramentas SEO?

Google Key Planner 

A primeira ferramenta essencial para um bom trabalho de SEO é a de análise de palavra-chave – Google Key Planner. Há outras ferramentas, mas grande parte dos gurus do marketing também consideram a Google Key Planner a essencial.

Como já falamos em outros artigos aqui no blog, a base para quem quer otimizar o site ou artigo com SEO começa com o planejamento da palavra chave, assim como a distribuição dela ao longo dos textos.

Cada artigo deve ter como foco apenas uma palavra-chave, não que você não possa usar palavras correlatas, mas é em uma que deve ser o grande foco do seu texto.

A escolha da palavra-chave vai depender do seu ramo de atuação ou negócio digital.

As ferramentas de SEO como Google Key Planner, ou qualquer uma outra sobre volume de palavra-chave, vai te dar a base e informações necessárias sobre o poder que cada palavra tem.

Por exemplo, não adianta querer trabalhar o SEO e escolher uma palavra errada, que não tenha um volume de busca representativo. Alias, a grande ferramenta de quem quer trabalhar o SEO é o planejamento. Fique atento.

Google Analytics, outra ferramenta essencial de SEO

Como podemos ver, o Google criou muitas ferramentas que ajudam blogueiros e desenvolvedores a cuidarem do SEO. Uma das mais s conhecida ferramenta de análise de SEO é o Google Analytics.

Sem dúvida, e também de acordo com especialistas em SEO, o Google Analytics é uma das principais ferramentas, inclusive sendo essencial para quem é empreendedor na área de loja virtual.

Para quem está começando na área, pode ser normal não conhecer ou até mesmo nunca ter ouvido falar dessas ferramentas. Mas fique tranquilo que elas são fáceis de usar, e logo você estará ninja em cada uma delas.

O Google Analytics é de fato muito interessante, pois ele consegue reunir uma grande quantidade de dados de alta qualidade e com detalhes e informações preciosas.

Além disso, o  Google Analytics indica os melhores dados sobre visitantes, o tráfego orgânico e assim por diante.

Google Trends – Mais uma ferramenta SEO

O Google Trends é mais uma das ferramentas de SEO. Nessa ferramenta você pode pesquisar tendências e expressões chaves no Google. O Google Trends disponibiliza pesquisas por períodos. Porém nessa ferramenta não é possível ter números exatos.

Mas dentro dela é possível pesquisar por qual local vieram as principais dúvidas dos usuários, (google news, google shopping, google imagens e youtube). É possível também filtrar, por região demográfica, por idade entre outras.

Muitas pessoas não fazem uso do Google Trends por não conhecer, mas eu garanto a você que os dados ao qual se consegue por essa ferramenta são muitos úteis.

Para começar a utilizar acesse https://trends.google.com.br/trends/

Ferramentas mais completas de SEO

Screaming frog – para análises on-page 

Quando o assunto é SEO, tudo precisa estar em perfeita ordem para que as coisas possam funcionar. As correções e otimizações de um site são tudo que o empreendedor precisa para poder colocá-lo no ar, funcionado bem

Para as otimizações on-page, uma das ferramentas que destacamos é a Screamingfrog, uma ferramenta bastante completa, capaz de fazer uma análise minuciosa.

Muitas dessas ferramentas de SEO tem versão gratuita, como é o caso do Screamingfrog. Porém, isso pode gerar algumas limitações, mas nada que vá atrapalhar seu trabalho inicial.

O que o Screamingfrog pode fazer? Muitas coisas, como por exemplo: Visualizar URLs para otimização, otimizar imagens, encontrar erros de rastreamento (por exemplo, 404), localizar e avaliar conteúdos, localizar conteúdos duplicados, criar e otimizar um Sitemap.xml., analisar links externos e internos, simular a Snippet do Google, detectar páginas que não estão indexadas e checar velocidade de carregamento.

Sem Rush umas das mais conhecidas ferramentas de SEO

O SemRush é uma ferramenta online e paga que é possível fazer muitas coisas, é uma das ferramentas mais completas para análise de SEO.

Nela é possível fazer diversas análises, análise de posicionamento de um site, análise de palavra chave, análise de concorrência.

Você pode analisar domínios, uma ferramenta fantástica. Mas veja bem cada usuário tem uma necessidade de SEO. Então aprenda a utilizar da forma correta. Pois SEO é um trabalho de médio a longo prazo e que requer criatividade.

Importante informar que agora existe a versão em português, muito bom não é?

Se você não souber usar, você não conseguirá os resultados que espera.

Quer saber mais sobre o Sem Rush acesse https://pt.semrush.com/

Plugin Yoast SEO – Ferramenta essencial de SEO

Depois que você escolher uma ferramenta para verificar a palavra-chave, outra ferramenta essencial que você precisa utilizar para trabalhar o SEO é alguma que seja útil no momento em que você está escrevendo o post.

Esta ferramenta de SEO irá ajudar a verificar se o post que você está escrevendo, está ou não otimizado para a palavra-chave que você escolheu. Uma dica que damos é o Plugin Yoast, mais uma excelente ferramenta de SEO para você conseguir bons resultados em seu sites e blogs.

Todo empreendedor digital que possui um blog deve ter esse plugin instalado, ele ajuda muito no momento da criação de posts e conteúdo.

Ele possui  a versão gratuita e paga, mas na gratuita já é possível utilizar bastante recursos para otimizar seu site.

Se seu site é feito em WordPress, basta abrir o painel do seu site, ir em Plugins, adicionar novo, basta procurar pelo nome Yoast SEO e instalar.

Quer saber mais acesse https://br.wordpress.org/plugins/wordpress-seo/

MOZ

Outra ferramenta importante de SEO que você deve utilizar é alguma que possa analisar a autoridade do seu site. Uma das questões que o Google leva em consideração é identificar quantos sites linkam para o seu site, conferindo assim se o seu site tem ou não relevância.

Por isso, é essencial que você tenha uma ferramenta que acompanha essa média. A ferramenta que indicamos é a MOZ, com ela você fica sabendo como está a autoridade do seu site.

Fique atento, porque quanto mais sites linkam para o seu site, mais relevante o seu conteúdo se torna para o Google, e isso é um dos dados para ganhar visibilidade.

Quer saber mais acesse https://moz.com/

Cuide do seu conteúdo – Como utilizar as ferramentas de SEO

Se você está começando e planeja criar seu site, a dica que damos é utilizar mais uma ferramenta essencial de SEO: O WordPress. É que dentro da plataforma, existem muitos plugins que facilitam bastante na hora de criar os posts, fazendo adaptações de SEO.

É importante ressaltar que, apesar de existirem muitas ferramentas, tudo começa também na preocupação com a qualidade do conteúdo.

Um texto bem escrito, colocando a palavra-chave no lugar correto, fazendo bom uso da gramática, entre outras medidas, é o que vai ajudar o seu site a estar sempre nos primeiros resultados do Google.

Não deixe também de buscar capacitação e estar atento à outras estratégias que podem surgir com o passar do tempo. As estratégias de marketing digital sempre se renovam, pois se trata de um mercado que está sempre em constante evolução.

Há muitas outras ferramentas para se fazer análise de SEO, essas listadas são as mais conhecidas e mais fáceis de usar para quem está começando.

O trabalho de otimização de um site ou blog, passa por muito mais processos, como otimização on page e off page, back links, page rank, análise de links de concorrentes.

Não se assuste como eu disse a você, são muitas variáveis para chegar a primeira página do Google, mas com trabalho bem feito é apenas questão de tempo.

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Viu, como pode ser fácil utilizar as ferramentas de SEO?

Quer saber mais visite o meu artigo como fazer otimização de sites nesse artigo eu aprofundo um pouco mais sobre Link building, Otimização On Page e Off Page e muito mais.

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