Como usar os gatilhos mentais no Copywriting

Tempo de leitura: 12 minutos

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Imagine poder contar com uma ferramenta que pode ajudar você a vender em até 70%? Dentro do marketing de conteúdo, uma arma poderosa é o copywriting, capaz de promover e convencer o cliente a comprar o seu produto. Quer saber mais? Então leia este artigo até o final e saiba Como usar os gatilhos mentais no Copywriting. 

Quem trabalha com marketing de conteúdo e faz uso do Copywriting, sabe que existem algumas palavras certas ou gatilhos mentais que ajudam a vender mais. É isso mesmo!

Trata-se de uma ferramenta poderosa, capaz de promover e vender produtos através de conteúdos e textos. O grande objetivo de um texto onde se aplica os gatilhos mentais no Copywriting é vender cada vez mais!

É isso o que você está buscando para fortalecer o seu negócio? Então veja agora Como usar os gatilhos mentais no Copywriting.

 Existem diversos gatilhos mentais para você usar na sua copy, mas saiba que antes de aplicar as técnicas do marketing de conteúdo, um bom artigo precisa ser bem escrito, respeitando as regras gramaticais, coerência e síntese.

Você pode usar todas as técnicas ninjas possíveis para vender mais, mas se em algum momento o leitor se deparar com algum erro crasso de português, ele vai abandonar a leitura, acreditando que tudo o que você estava tentando comunicar a ele não tem credibilidade.

Por isso, preste muita atenção ao criar seus textos com copy, faça uma boa revisão e saiba que muitos gatilhos mentais podem ser inseridos depois, no momento em que você estiver fazendo a edição do texto.

Antes de mais nada, vamos entender melhor o que são gatilhos mentais?

Gatilhos mentais são técnicas de persuasão, que tem como princípio, conversar diretamente com as emoções das pessoas.

É um poder utilizado durante a comunicação para fazer com que as pessoas possam não somente compreender, mas se sensibilizar com o que você está dizendo.

Como usar os gatilhos mentais no Copywriting – use palavras de personalização

O uso da comunicação direta é mais uma das armas poderosas na hora de escrever seus textos com Copywriting. Por isso, use termos como: você, seu, meu, entre outros.

Sempre quando for enviar e-mail marketing, por exemplo, coloque o nome do leitor ou cliente logo no início, isso cria uma proximidade, fazendo com que a pessoa do outro lado da tela possa parar para ler ou ouvir o que você tem a dizer.

Como usar os gatilhos mentais no Copywriting – use palavras de afirmação

Quem é que vai se interessar por um conteúdo negativo e que começa logo negando algo, não é mesmo? Sendo assim, outro gatilho mental bastante poderoso e que você deve adotar em sua copy são as palavras de afirmação, como sim, eu quero, eu desejo, você pode, você também consegue.

Como usar os gatilhos mentais no Copywriting – coloque-se no lugar do outro

É extremante importante se comunicar sabendo se colocar no lugar do outro, utilizando para isso termos como: eu entendo o que você passa, eu já passei por isso, posso imaginar sua dificuldade, eu também não perderia essa promoção.

Muitos ainda insistem em negar, mas os gatilhos mentais de Copywriting são estratégias científicas, ou seja, elas têm todo um fundamento.

Como usar os gatilhos mentais no Copywriting – passe segurança

Na hora de escrever sua copy é essencial utilizar gatilhos mentais de segurança, um dos princípios mais importantes na comunicação. Você já comprou algo de um site ou blog onde não se sentiu seguro devido à comunicação utilizada?

A mesma situação acontece do outro lado. Por isso, saiba escolher as palavras certas, mas nunca dizendo mentiras. Por exemplo: o produto já foi testado em laboratório e constatou uma diminuição no risco de mortes.

“De acordo com uma pesquisa, mais de 50% dos usuários conseguiram emagrecer”.

Como usar os gatilhos mentais no Copywriting – use palavras de emponderamento

Termos e frases do tipo “Conquiste o corpo dos seus sonhos”, “Descubra os segredos dos nômades digitais”. Além de despertar o interesse, você está empoderando os leitores a uma ação.

Como usar os gatilhos mentais no Copywriting – use palavras de poder

Outros gatilhos mentais poderosos são as palavras de poder, como fantástico, incrível, inacreditável, entre outros.

Essas palavras ditas no momento certo induzem a pessoa a tomar a ação que você quer, ou seja conseguir o e-mail dela, conseguir que ela compre  o seu produto.

Você deve saber que o copywriting é emoção. O nosso Cérebro é feito para tomar decisões em meio a emoção e não a razão, você sabia disso?

Use o gatilho mental da Prova Social – Como usar os gatilhos mentais no Copywriting

Outro gatilho mental bastante funcional na hora de vender mais é o da prova social. Mas o que seria o gatilho mental da prova social? Pode até ser que você já tenha usado sem saber.

Mas trata-se de usar alguém para falar bem dos seus produtos. Pode ser clientes que compraram e ficaram extremamente satisfeitos, e que agora podem contar um pouco da experiência delas com o serviço ou produto.

Quando um cliente vê que outra pessoa comum também usou o mesmo produto e se sentiu satisfeito, isso passa segurança para que ele possa realizar a compra.

Muitas empresas já usam dessa técnica, que definitivamente é um chamariz para que outros consumidores possam se interessar pelo produto apresentado.

O fato de convivermos em sociedade, se torna impossível não buscarmos padrões e comparações nos outros. É uma forma de se colocar como a maioria, dentro dos padrões de normalidade. A tendência é sempre as pessoas seguirem comportamentos e modas que estão sendo ditadas.

Saiba despertar a curiosidade – Como usar os gatilhos mentais no Copywriting

Esse é mais um dos gatilhos mentais muito utilizados dentro das estratégias de copy. Uma forma de apresentar cases ou até mesmo contar histórias, despertando a curiosidade e não o medo das pessoas. Por exemplo: “Veja o que essa empresária descobriu depois de viajar o mundo”.

Como você pode ver, existem muitos gatilhos mentais e técnicas dentro do Copywriting que você pode e deve experimentar.

Como usar os gatilhos mentais no Copywriting – Utilize a escassez/ urgência

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Quando o seu lead se depara com uma oferta, um dos grandes vilões no momento do CTA (call to action) é a procrastinação.

Ele chegou até ali hipnotizado pela sua copy sensacional e no momento da decisão ele titubea.

Em sua Copy de vendas você deve usar e abusar desse poderoso gatilho mental a escassez.

Esse Gatilho pode ser usado como escassez de tempo, quantidade e oferta.

A urgência para a compra nada mais é do que uma escassez de tempo, no qual o produto só é oferecido até determinada data e hora.

Na escassez de quantidade, você disponibiliza para venda uma quantidade limitada de unidades do seu serviço ou produto.

No caso da escassez de oferta, você oferece benefícios adicionais do produto ou serviço somente para os x primeiros que comprarem ou para aqueles que comprarem até determinada data.

As pessoas tendem a comprar quando se deparam com um produto ou uma oferta matadora.

Se  o produto é oferecido em X quantidades com certeza a chance do seu Lead comprar é muito grande.

A escassez é assim tão poderosa porque temos medo de perder uma grande oportunidade.

Além do que, sabemos por experiência própria que, via de regra, o mais difícil é o mais valioso.

Você vai se surpreender com os resultados ao usar os gatilhos mentais no Copywriting.

Reciprocidade – Como usar os gatilhos mentais no Copywriting

Qualquer vídeo de vendas de copywriting você verá o gatilho mental da reciprocidade.

Me lembro de quando comecei a trabalhar com o marketing digital, em um determinado momento eu me identifiquei de uma forma que parecia que o vendedor falava comigo pessoalmente.

Aprenda a contar histórias, quando contamos histórias as pessoas se conectam a nós, e é isso que acontece.

Use e abuse desse gatilho mental poderoso. Quando você aprender a contar uma história que tenha a ver com a dor do seu lead.

Isso vai gerar uma reciprocidade sensacional.

Imagine que você já ganhou muito dinheiro com o marketing digital e antes disso você era um pedreiro. Já pensou se vários pedreiros assistirem seu vídeo de vendas e você começa a falar:

-Eu era um pedreiro e depois que eu fiz o curso X, depois que eu aprendi e apliquei as técnicas que o fulano ensina, minha vida mudou eu não precisei mais acordar cedo e pegar no pesado.

-Agora eu trabalho em casa de frente pro meu computador, minhas costas não doem mais.     Agora eu posso fazer outras atividades que eu não fazia antes como jogar futebol com os amigos, brincar com os meus filhos.

Perceba como o gatilho mental da reciprocidade é poderoso e como ele conecta o seu lead. Basta você escolher sua persona, seu avatar que certamente você vai vender muito.

Utilize o Gatilho mental da Autoridade

Um dos gatilhos mais poderosos que existem em uma cópia de vendas é a autoridade.

Você já imaginou você  fazendo uma oferta de um produto ligado ao futebol, certamente com uma cópia de vendas bem feita você conseguiria realizar algumas vendas.

Agora imagine o Ronaldo Fenômeno fazendo a mesma copy que você fez, anunciando o mesmo produto que você anunciou, já imaginou qual seria o resultado que ele alcançaria? Certamente muito mais que o seu. Não pelo fato de ele ser conhecido, mas simplesmente pelo fato de ele ser uma autoridade no assunto.

Perceba que quando você se torna uma autoridade as pessoas tendem a comprar mais de você, pelo fato de você passar confiança, você sabe o que está dizendo. Nesse momento a chance do seu lead comprar é muito maior, o nosso cérebro reage de maneira diferente a uma autoridade.

Quando você é parado por um policial no trânsito ou em uma blitz, é notável que ele impõe autoridade. Perceba que tudo o que ele manda a pessoa obedece, ele pede para levantar as mãos, a pessoa levanta, ele pede para verificar os documentos do condutor e os documentos do carro a pessoa entrega sem questionar, apenas seguindo a ordem dada.

Isso acontece por causa do gatilho mental da autoridade, você tomas as decisões quase que automáticas. Esse é o efeito que o seu texto de vendas deve produzir nas pessoas que assitirem o seu vídeo de vendas ou lerem o seu e-mail de vendas.

Esse gatilho bem utilizado na sua copy de vendas pode fazer suas vendas explodirem.

 

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2 Comentários


  1. MUito bacana esse artigo, eu espero colocar em prática e que de resultados, pois não aguento mais esse martirio


    1. Obrigado pelo Comentário Toleto, Eu tenho certeza que se você fizer um texto com esses gatilhos mentais, a chance de você vender cresce muito.
      Pois o copywriting é fundamental para quem trabalha com marketing digital. Eu listei os principais gatilhos no artigo.

Comentários encerrados.