Como identificar um nicho de mercado

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Como identificar um nicho de mercado

Todos devem saber como identificar um nicho de mercado, pois a chave para entender o consumidor está justamente nisso. De modo geral, tanto em relação ao mercado digital e também o convencional, ambos possuem algumas diferenças, porém também tem muito mais semelhanças, o que é bem curioso.

Dessa maneira, um bom gestor precisará dominar a ação de “prever” o que irá acontecer. Ao fazer essa previsão, é possível se antecipar e ser o primeiro a entregar aquilo que o cliente final deseja.

Por tudo o que foi citado acima, é preciso aprender a identificar um nicho de mercado. A ideia dessa postagem é justamente essa, ou seja, entregar informação e assim agregar valor à sua operação. E, em tempos como estes, essa atitude é de grande valia para o seu caso e poderá fazer total diferença para seu negócio.

Descubra como identificar um nicho de mercado

Antes de mais nada é essencial mostrar que nada é mais importante do que a informação. Porque, munido dela é possível conseguir efeitos que antes nem eram imagináveis. Sendo assim, tendo o conhecimento é possível aprender a identificar um nicho de mercado e assim ter mais chances de atingir o objetivo.

É essencial que um exemplo seja dado sobre como o poder de uma informação é imenso. Durante a segunda guerra mundial, Ferdinand Porsche ficou responsável por projetar um carro para o povo que fosse resistente, o resultado foi o Fusca, ou seja, o veículo mais vendido até hoje.

De maneira geral, as informações o levaram a entender o mercado e a necessidade de um carro popular. Essa atitude nada mais é do que saber identificar um nicho de mercado. Pensando nisso, é interessante separar alguns passos que podem ajudar nesse processo, confira:

Passo 1- Analise aquilo que você gosta e compare com o mercado

Não existe nada pior do que trabalhar com aquilo que não é do nosso gosto, ou seja, é como se fosse uma tortura. Uma das maiores causas da falta de motivação no ambiente de trabalho é justamente esse. Sendo assim, é necessário então descobrir algo que seja do seu gosto.

Porém, também necessita ser rendável, porque ninguém vive apenas de fazer aquilo que ama, a não ser que exista uma boa remuneração. A ideia é pesquisar sobre o nicho e hoje a internet consegue oferecer boas opções. O ponto principal é apenas selecionar a informação e comparar diversos sites, para ver se bate.

Sendo assim, será possível ter feito duas coisas: a primeira foi fazer algo que gosta e a segunda, é simplesmente descobrir se é rentável. Obviamente, que a ordem pode variar, desde que ambas sejam feitas e a ideia é simplesmente unir o útil ao que agradável, fazendo com que seja possível ter prazer e dinheiro.

O melhor de tudo é que esse passo é importante, porém ainda não te fará identificar um nicho de mercado. Entretanto, será possível encontrar algo que seja do seu interesse e que também de dê dinheiro. Porém, tudo é um processo e esse é apenas o começo, os próximos serão bem mais interessantes.

Passo 2- Procure saber sobre os assuntos que tem relação com o nisso

De maneira geral, o importante é entender a relação, porque assim será possível dominar todo o universo que cerca o nicho. É necessário pensar na situação como um todo, pois só assim dará para identificar a persona. Ou seja, o possível consumidor daquele conteúdo e também o que irá se interessar pelo seu nicho.

Portanto, para conseguir crescem nesse mercado competitivo, será necessário ter a capacidade de se colocar no lugar do leitor. Por exemplo: alguém que esteja procurando emagrecer, sempre irá procurar dicas sobre atividades física e também sobre ansiedade, ou seja, dá para criar conteúdo sobre tudo.

Esse passo termina permitindo que o leitor seja educado, portanto, inconscientemente o mesmo irá para a página que você determinar. Esse passo é fundamental para identificar um nicho de mercado, porque terminará te fazendo ter um diferencial que os demais ainda não têm e talvez nunca tenham.

De maneira geral, um conteúdo sempre puxará o outro e as vezes poderá ser interessante fazer o caminho contrário. Por exemplo: um post sobre ansiedade, pode chamar para outro sobre aumento de peso, em seguida um artigo sobre táticas para emagrecer e por último, o produto que você está promovendo.

Passo 3- Benchmarking

Escolhido o nicho e procurando informações sobre os assuntos que o permeiam, é o momento de fazer o Benchmarking. De maneira geral, é espiar o que os concorrentes fazem, porém não é copiar. Simplesmente, é analisar o que estão fazendo e também as possíveis falhas, ou pontos que precisam ser melhorados.

Para identificar um nicho de mercado é necessário saber o que os concorrentes fazem. As novidades sempre chegam e as vezes os sites mais bem ranqueados, podem estar acomodados. Normalmente, o começo da operação é o momento de maior animação e também cuidado com os detalhes.

Assim, ao conseguir fazer o “mapa de campo” daquilo que está sendo feito, é possível determinar os pontos fortes e também os fracos, deixando o caminho bem mais fácil. Pois, se for possível conseguir igualar ou até superar aquilo que já está bom e ainda melhorar os ruins, o caminho fica bem mais fácil.

É necessário voltar apenas no ponto em que foca-se: não é necessário copiar. Apenas é uma base, sobre como atuam e também os pontos que são vulneráveis. O momento de iniciar em um nicho é a hora de ser perfeito, racional e entregar o que está em falta, porque o “mais do mesmo” não fará mais sentido.

Passo 4- Problemas sem soluções

Muitos tentam identificar um nicho de mercado e quando conseguem, começam a fazer o que todos fazem. De maneira geral, o ideal é entregar aquilo que não tem solução, porque é o que deixa as pessoas sedentas. Nem sempre o Google consegue responder tudo e nesse momento duas opções são boas:

  • Fóruns– O primeiro ponto são os fóruns que ainda fazem muito sucesso e pesquisar dúvidas do seu público é essencial para criar soluções.
  • Yahoo Perguntas– Outro local para fazer esse mesmo processo são as perguntas do site da Yahoo, existem muitas informações contidas lá e as vezes, o seu público pode ter dúvidas que ainda não foram sanadas.

Ao seguir essas dicas e aplicando-as, será possível ter um diferencial, ou seja, uma vantagem competitiva. Enquanto todos irão no que pode ser respondido, você fará o caminho inverno e terá mais chance de reter pessoas. A médio e longo prazo, essa atitude se mostrará acertada e dará bons frutos.

Passo 5- Review de Produtos

Atualmente, vive-se a era digital e muitas negociações são feitas pela internet mesmo. Por essa razão, que o review de produtos se torna essencial para que as pessoas comprem. Quando você decide comprar algo, normalmente procura-se informações sobre o mesmo e as vezes, até uma indicação.

Esse passo é fundamental para identificar um nicho de mercado e tem a capacidade de determinar se será lucrativo ou não. Uma vez, que dependendo do sentimento que é colocado no texto, o cliente termina comprando. A ideia é caprichar na escrita e principalmente na linguagem, que deve ser persuasiva.

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Qual a vantagem de identificar um nicho de mercado?

Ninguém monta um negócio físico ou digital para não dar certo, a ideia é conseguir sucesso e viver daquilo. Por essa razão, que é tão importante saber o que será feito e principalmente, dominar aquele assunto.

Saber identificar um nicho de mercado é como sair de casa e já ter decorado vários caminhos. Por exemplo: sem transito eu vou pelo caminho A, porém se tiver congestionado eu faço o B e se estiver parado, é o C.

De maneira geral, nos negócios digitais ou físicos a ideia é a mesma e só mudará a situação. Porque, tanto para um ou outro, o lucro é positivo e o prejuízo é sempre negativo.

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