Como gerar tráfego orgânico?

Tempo de leitura: 10 minutos

Nesse artigo você conhecerá dicas de como gerar tráfego orgânico para o seu blog, como conseguir fazer com que as pessoas cheguem até você de forma gratuita? Então você vai conhecer algumas formas de como conseguir tráfego orgânico.

Muitos empreendedores iniciantes no Marketing Digital começam a ganhar dinheiro fazendo anúncios pagos na internet, mas chega um momento que acontece o contrário, eles perdem a grana investindo desordenadamente e ficam frustrados, alguns até dizem que não é possível ganhar dinheiro na internet.

Trabalhar na internet não é fácil, mas é possível ter resultados incríveis, por isso estamos aqui para te ajudar! Pare agora de gastar com anúncios pagos e comece a gerar tráfego orgânico de forma profissional.

O que é Tráfego Orgânico?

como-gerar-trafego-organico

Quando você está no trânsito e percebe que há mais veículos transitando, pode dizer que o tráfego de carros e motocicletas está maior naquele dia. Na internet não é diferente, chamamos de tráfego.

Existem duas formas de conseguir fazer com que mais gente acesse seu blog. Uma das maneiras é pagando para aparecer no Google, ou em redes sociais como o Facebook.

Mas nem tudo são flores, geralmente as políticas de privacidade destas plataformas de anúncios, principalmente as do Facebook costumam mudar muito bloqueando seus anunciantes.

Por isso queremos ensinar você a como gerar tráfego orgânico, ou seja, circulação de pessoas de forma gratuita.

Não se preocupe, o fato de ser grátis não quer dizer que é sem qualidade muito pelo contrário, essa é a maneira mais sustentável de ter movimento em sites e blogs.

O segredo para gerar mais tráfego

como-gerar-trafego-organico

Sendo sincero com você, não existe um segredo específico para gerar tráfego orgânico e se alguém disser para você que é fácil, desconfie dessa pessoa. Para ter visitantes é preciso usar diversas estratégias, nunca se pode confiar apenas em uma única forma.

O que é preciso você saber que para gerar tráfego crescente e constante, deve se fazer um bom trabalho de SEO.

No final do artigo eu explico melhor o que é SEO.

Um conjunto de várias estratégias, feito isso você começará a colher os frutos do tráfego orgânico. O que você deve entender  é que o trabalho de gerar tráfego orgânico é um trabalho de médio a longo prazo.

Quer saber mais? Visite esses artigos que eu aprofundo mais sobre SEO.

O que é tráfego orgânico e porque ele é melhor? 

Como fazer otimização de sites

Pense em resultado a longo prazo, mas consistente, o tráfego orgânico te proporciona isso.

Imagine que você está divulgando um produto digital, e faz vendas a qualquer hora do dia e até na madrugada, isso é possível!

Basta trabalhar com marketing de conteúdo, que é sem dúvidas a melhor fonte de tráfego grátis.

Conheça seu público-alvo (Avatar)

como-gerar-trafego-organico

É preciso saber com quem vai falar, uma criança entende coisas diferentemente de um adulto por isso você tem que conhecer o seu público-alvo, comece fazendo perguntas como; o que os leitores do meu blog mais gostam, qual a idade deles, e os seus objetivos?

Com o tempo você pode fazer pesquisas e conhecer melhor os seus visitantes.

Todo empreendedor digital tem aquilo que chamamos de Avatar ou persona, esse é diferente do público alvo.

O público alvo são pessoas de determinada faixa etária, gostos, desejos, idade. O Avatar ou persona é a personificação de um cliente ideal, onde você constrói essa pessoa. Você diferencia ele no meio do público alvo.

Se você quer mesmo gerar tráfego orgânico de qualidade direcione toda sua comunicação para ele. Se você sabe para quem está enviando a mensagem certamente você será mais efetivo.

Pesquise sobre hábitos e tendências do seu público, saiba o que ele deseja e entregue a solução. Resolva os principais problemas de sua persona.

Fazendo isso você vai ter autoridade e atrair a confiança de mais pessoas que poderão se tornar seus clientes.

Uma ferramenta que você pode usar para pesquisar tendências e que é muito útil é o GOOGLE TRENDS, essa ferramenta é muito útil para fazer pesquisas para o seu trabalho de otimização.

Use o Inbound Marketing

como-gerar-trafego-organico

O marketing de atração é a mais nova forma de vender sem se tornar um chato, digamos assim. Nesse novo modelo de marketing o principal elemento utilizado á a produção de conteúdo relevante e confiável para fidelizar o público.

A ferramenta mais utilizada para conseguir resultados incríveis é o blog.

Para ter um blog de qualidade você não precisa ser um designer ou um programador, existem plataformas simples de se manusear no mercado. Após a criação do seu blog, é hora de resolver problemas e entregar soluções para o máximo de gente possível.

Seja generoso, o principal pecado de quem inicia no marketing digital é querer ganhar dinheiro da noite para o dia. Se preocupe em resolver problemas da sua audiência, feito isso você começará a ser conhecido e indicado.

O Inbound Marketing vai atrair clientes por meio de tráfego orgânico para o seu negócio. Mas para isso acontecer é preciso planejamento de conteúdo, e em seguida escrever artigos, fazer vídeos, infográficos, ou qualquer outro tipo de informação.

Maximize seus resultados

como-gerar-trafego-organico

Chegou a hora de divulgar o seu conteúdo e gerar mais tráfego para o seu site. Não adianta chegar até aqui e não promover seu conteúdo para ter um maior alcance.

Utilize as mídias sociais para a divulgação, existem várias formas diferentes de fazer isso, começaremos dando o exemplo do Facebook.

Através de publicações, criação de grupos no Facebook mais pessoas podem acessar seu site, mas é preciso ter cuidado, nunca faça spam.

Se você sair postando para pessoas que você não conhece de forma desordenada, provavelmente será denunciado e como consequência bloqueado.

No Facebook existem as fanpages que foram desenvolvidas para fins empresariais. Criando uma fanpage é possível compartilhar o conteúdo dela em grupos e em seu perfil pessoal aumentando o alcance orgânico.

Existe um ditado popular que diz que nunca é bom colocar seus ovos em um mesmo cesto

Faça uso das redes sociais para gerar tráfego orgânico

como-ivulgar-meu-site-na-web

Um outro fator importante e que aumenta muito o tráfego orgânico são as redes sociais, faça uso das redes socais.

Facebook, Google+,Pinterest,Youtube, Instagram

Em cada uma das redes sociais existem pessoas que se identificam com o seu conteúdo, então seja criativo.

Basta você pesquisar as tendências de cada uma delas e ir testando como as pessoas reagem com o conteúdo que você oferece.

Eu tinha somente uma fan page do blog, comecei a pesquisar e vi que no Pinterest há um engajamento muito maior que o Facebook.

Depois que eu passei a colocar imagens do meu blog no Pintererst meu tráfego aumentou, porque as pessoas compartilham meus pins, como é uma rede social de imagens o engajamento é muito maior. Além de poder atrair o tráfego orgânico para o meu blog.

No Google Plus também é possível conseguir trafego orgânico, porque você pode participar de grupos relacionados ao seu nicho.

Isso é muito bom porque você pode criar uma coleção do seu blog, dessa forma você consegue visitas para o seu site vindo dessa rede social.

O Youtube também é uma ótima forma de gerar tráfego orgânico, pois  é o 2° maior site de buscas, há muitas pessoas que não gostam muito de ler e preferem aprender assistindo vídeos.

Uma dica que eu te dou, pegue seus melhores artigos e transforme em conteúdo para o Youtube, você pode fazer isso utilizando o power point e mostrando em forma de vídeo.

Outra dica legal: Se você descobriu alguma maneira de vender um produto, alguma técnica que gerou mais vendas exponha no Youtube, sempre haverá pessoas sedentas para aprenderem com novas técnicas.

Aprenda SEO para gerar tráfego

Com certeza se você já trabalha com negócios online ou pretende trabalhar já ouviu falar em SEO.

O que é SEO? SEO é a sigla para “Search Engine Optimization”, que significa “otimização para mecanismos de busca”, ou otimização de sites.

SEO é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca. (Fonte: https://www.significados.com.br/seo/)

Para você chegar no topo é preciso fazer um trabalho de otimização do seu conteúdo, lembre se, as pessoas precisam encontrar você e seu conteúdo, sendo assim você precisa chegar na primeira página.

Mas para chegar lá é necessário muito esforço, dedicação e foco e principalmente conteúdos épicos, ou seja conteúdo de qualidade, isso vai gerar backlinks.

Backlinks, também conhecidos como links de entrada e inbound links, são as links recebidos por um site ou página da web. Um backlink é qualquer ligação recebida de uma fonte na web (página web, diretório, site ou domínio de nível superior) para outra fonte na web.(Fonte https://pt.wikipedia.org/wiki/Backlink)

Se você não souber pague para alguém fazer esse trabalho. Só um dado interessante: Você sabia que quando um usuário faz uma busca, 88% deles só navegam na primeira página e os 5 primeiros resultados são responsáveis por 75% dos cliques.

(Fonte : E-book SEO 2.0 O Guia definitivo e atualizado para conquistar a primeira página no Google  www.marketingdeconteudo.com )

Percebe o quanto é importante chegar na primeira página? Então mãos a obra e que você comece hoje mesmo a gerar tráfego orgânico para seu site.

Espero que esse conteúdo tenha esclarecido algumas dúvidas sobre tráfego orgânico para você. Não deixe de comentar aqui abaixo. Compartilhe esse artigo para ajudar mais pessoas.

Siga me nas redes sociais

pinteres        


Summary
Review Date
Reviewed Item
Como gerar tráfego orgânico