Como fazer otimização de sites

Tempo de leitura: 13 minutos

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Você sabe o que é otimização de sites ou como fazer otimização de sites? Se deseja descobrir tudo o que é preciso para fazer seu blog ser encontrado nos mecanismos de busca, você está no lugar certo!

Otimizar sites não é tarefa fácil, pois quem deseja aperfeiçoar seus negócios na internet deve estudar muito sobre o Search Engine Optimization (SEO), que é o termo, que quando traduzido para o português significa; otimização de sites para mecanismos de buscas como Yahoo, Google e Bing.

Se tem dificuldades para aprimorar seus sites, não precisa “esquentar a cabeça”! Estamos aqui para solucionar esse problema com você. Continue lendo esse artigo até o final e aprenda!

O que é Otimização de sites (SEO)

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Como já foi falado, SEO é o termo usado para definir, otimização de sites para os mecanismos de busca existentes na internet. Mas como podemos usá-lo?

Esse é um assunto muito amplo, mas podemos explicar, digamos que você vai escrever um texto para o seu blog e deseja fazer ele aparecer na primeira página do Google. Terá que usar uma palavra-chave que seja a solução para uma dúvida ou problema da sua persona.

Contudo, o seu blog precisa ganhar a confiança do Google, e também do público-alvo. Para isso devemos prestar atenção em alguns requisitos necessários na criação de conteúdo.

Como fazer otimização de sites – Faça o uso das Palavras-chave

Palavras chaves são termos usados para a otimização de sites, quando usadas corretamente fazem com que o conteúdo seja visto por pessoas certas e na hora certa.

A definição de palavras-chave, portanto, é o termo usado para atrair o leitor para o seu texto, é aquela frase que os usuários digitam na pesquisa do Google e por fim encontram respostas para o que estão procurando.

Existem dois tipos de palavras-chave, vejamos quais são:
  • Head Tail (calda curta): As palavras Head Tail, também conhecidas como calda curta, são termos mais genéricos sobre o assunto (como marketing, por exemplo), as sentenças de calda curta (Head Tail) possuem um volume mais alto de pesquisas. Justamente por isso, elas possuem um aumento enorme em sua concorrência de ranqueamento.
  •  Long Tail (calda longa): São frases mais específicas sobre um determinado assunto, por exemplo os termos; o que é marketing digital, como emagrecer em 4 semanas, entre outros. Essas sentenças possuem um volume de buscas, e de concorrência, mais baixos.

Ao usar palavras-chave em seu texto é importante que elas apareçam de forma natural e sem excesso de repetições. Sempre use palavras de calda longa e calda curta equilibrando o uso dos dois tipos de acordo com a sua tática de produção de conteúdo relevante.

Utilize a ferramenta de palavra chave do Google, Keyword Planner – Google Adwords. Nela é possível verificar a quantidade mensal de buscas referente ao título do conteúdo que você quer publicar. A famosa análise de concorrência.

Existem outras ferramentas que podem te auxiliar nesse trabalho de otimizar seu site como:

Citei aqui apenas as 3 principais, mas existem diversas outras ferramentas que te ajudarão de forma eficaz a otimizar seu site e fazer com que você consiga chegar ao topo do Google.

Importante ressaltar que essas ferramentas tem suas páginas em inglês, use o navegador Google Chrome para traduzir o conteúdo das páginas.

Nessas ferramentas você poderá fazer praticamente tudo o que é necessário para fazer o trabalho de otimização do seu site.

Como fazer otimização de sites – Otimize as imagens de seu site

Grande parte dos empreendedores digitais se esquecem desse detalhe, você pode otimizar as imagens de 2 formas:

  • Inserindo nome nas imagens, no momento de postar. Você pode fazer isso de forma simples, se seu site é feito em WordPress. No momento de postar a imagem no artigo, existe um campo chamado texto alternativo. Nesse campo basta colocar o título ou a palavra chave que você quer ser encontrado.

Quando alguém fizer uma busca no Google, pelas imagens você pode ser achado pelo fato de ter escrito no texto alternativo.

  • Diminuindo o tamanho da imagem com Plugins específicos para isso, sites com imagens pesadas tendem a não ranquear devido o carregamento lento. Lembre-se que o Google quer a melhor experiência para o seu usuário.

Como fazer otimização de sites – Ofereça conteúdo relevante e de valor

Se o desejo é fidelizar visitantes no seu blog, você deve criar conteúdo relevante. É de grande importância que se use linguagem descomplicada, mas que agregue valor suficiente para o que o leitor precisa.

Seja diferente dos demais, não escreva textos cansativos de se ler, entregue conhecimento de qualidade e com certeza os visitantes do seu site irão ser fiéis e sempre voltarão para ver as novidades do seu trabalho.

O Conteúdo é o principal motor de otimização de um site, porque quando você busca por algo no Google, primeiro você vai ler o conteúdo oferecido.

Em um segundo momento após ter consumido o conteúdo, talvez você preste atenção ao design do site. Isso é importantíssimo.

Como fazer otimização de sites – Ofereça uma ótima experiência ao usuário

O seu blog deve oferecer uma boa experiência para que o usuário volte a acessá-lo. Certifique-se de que seu conteúdo está otimizado para ser visto em todos os dispositivos.

É importante analisar o tempo de carregamento das páginas do seu site, pois no tempo em que vivemos as pessoas estão impacientes e não gostam de acessar sites demorados.

A cada dia, mais pessoas se conectam em Smartphones e tablets. Pois esses dispositivos permitem a conexão em qualquer lugar, sempre use design adequado para os aparelhos mobile.

Utilize temas responsivos, temas que podem ser acessados de qualquer dispositivo e que possam ser visualizados sem dificuldade para o usuário do seu site.

Após instalar um tema no seu site que você gostou, acesse de um smartphone, Notebook e PC para poder visualizar como o tema é apresentado em cada tipo de dispositivo.

Nesse caso você mesmo pode fazer o teste de como ficou o tema e se a experiência de navegar do usuário é boa nos dispositivos.

Link Building

Link Building é o processo de obtenção de multiplos links de diversos sites que apontam para um determinado site, geralmente para melhorar a classificação no mecanismo de busca.

Quanto mais relevante o site que criar o link for relacionado ao tema da página melhor.

Fatores como autoridade da página, quantidade de links existentes na página, idade do domínio, frequência de atualização do site e quantidade de compartilhamentos em redes sociais influenciam na qualidade do link que aponta para o seu site.

Trabalhar o SEO com perfeição requer bastante esforço, dedicação e muito estudo. Um dos pontos que devem ser estudados e que é de extrema importância é o LinK Building.

Para os mecanismos de busca, os links são como pontes de ligação entre páginas e desde o surgimento dos motores buscadores na internet sempre houve grande importância para os links.

Os motores de buscas tratam os links como votos e os usam para medir a popularidade e relevância de um site na internet. Por isso quanto mais links tiver em uma página, mais relevante ela é.

Ao trabalhar com links devemos combinar os fatores Quantidade e Qualidade. Não adianta ter muitos links direcionando para sites que podem até acabar com sua reputação. Não adianta ter vários sites de notícias ligados ao seu e não ter nenhum outro site de conteúdo diferente.

Consiga o maior número de sites recomendando o seu conteúdo através de links e seu blog irá ser otimizado perante os “olhos” dos motores de busca da internet.

Otimização On Page

Esse fator é primordial para otimizar seu site, você precisa otimizar as páginas do seu site tanto internamente como externamente.

Otimização On page nada mais é que a otimização interna da página para motores de busca.

Isso inclui regras a serem seguidas para fazer um bom trabalho de otimização.

Algumas regras simples que você pode seguir para a elaboração de títulos no seu site:

  • Crie um título único por página;
  • Este título precisa ser condizente com o conteúdo da página;
  • Ponha a sua marca no final do título (sempre que julgar a sua marca um diferencial);
  • Evite escrever uma série de diferentes termos separados por vírgulas.
  • O título deve ter no máximo 70 caracteres

Muitos iniciantes não dão atenção para essa otimização, é importante lembrar que cada link apontando para o seu site é como se fosse um voto. Então comece fazendo a otimização interna.

Meta Descrição ou Meta Description

A meta-descrição é aquele fragmento que costuma aparecer na página de resultados.

É um pequeno fragmento do texto, artigo ou post que ajuda os motores de busca a encontrarem de acordo com o tema pesquisado pelo usuário do que se trata.

Nos sites feitos em WordPress, é possível fazer essa Meta Descrição com o plugin Yoast By SEO.

Com ele é possível fazer esse pequeno texto, a meta descrição ideal é feita de pelo menos 156 caracteres. Muitas pessoas costumam colocar as primeiras palavras do conteúdo como meta descrição.

Veja no exemplo abaixo:

Eu escrevi um artigo sobre Copywriting – como vender mais usando textos persuasivos, perceba que a meta descrição são as primeiras palavras do artigo.

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URLS Amigáveis ou Otimização de URLS

O que são URLS? Uniform resource locator na tradução significa Localizador Uniforme de Recursos.

Uma URL é um texto legível que foi projetado para substituir os números (endereços IP) que os computadores usam para se comunicar com os servidores.

Ao se criar qualquer página na internet, é imprescindível que sua URL seja amigável e que o conteúdo esteja de acordo com o que aparece na URL.

Evite fazer URLS com:

  • Letras maíusculas
  •  números e datas
  • excessivamente longas
  • com espaços

Melhores práticas para criação de URLS:

  • A URL de sua página deve descrever seu conteúdo
  • Use as palavras chaves principais em sua URL
  • Use o menor número possível de / a não ser que seja estritamente necessário
  • Para separar palavras use hífen -, esse traço é melhor do que usar + ou _

O que é SEO Off Page?

Um dos pontos mais importantes que o Google utiliza para dar relevância em um site é a quantidade e qualidade de links que apontam para seu site.

Em qualquer tipo de site ou blog, é comum a criação de links para outros sites que são importantes para quem é um editor de conteúdo.

  • Mas para que essa método funcione, o ideal é que para cada diretório de artigo produza um conteúdo diferente.
  • Usa como técnica a criação de backlinks, ou seja, links que apontam para o site. As principais redes utilizadas são: Diretório de Artigos: você posta um artigo relacionado ao assunto dentro do seu site/blog e cria um link para ele.
  • Fóruns: uma ótima fonte para criação de links. Você participa e interage com os usuários em determinadas fontes e indica o seu site/blog como fonte. O importante é que esses fóruns tenham relação com o que seu site/blog trabalha.
  • Parceria com blogs: Crie uma boa relação com blogueiros isso pode fazer toda a diferença. Os blogueiros podem criar links para seu site, desde que tenham relação em comum.

Comece hoje mesmo a fazer a otimização do seu site

Espero ter te ajudado com esse artigo, mas quero esclarecer que o trabalho de SEO é um trabalho de médio a longo prazo, desconfie de ofertas que coloquem seu site na primeira página do Google em  pouco tempo.

Existem ótimos profissionais no mercado que fazem esse trabalho, porém há pessoas mal intencionadas também, utilizando técnicas que podem fazer seu site ser punido.

Ou seja usam técnicas que manipulam os robôs do Google, não faça isso. Essas técnicas são chamadas de Black Hat.

Boas práticas são chamadas de Whitehat, se você quiser saber mais sobre Blackhat e Whitehat, visite o artigo http://marketingdeconteudo.com/black-hat-e-white-hat-seo/.

Nesses 2 artigos que eu coloquei abaixo eu falo um pouco mais sobre SEO e tráfego orgânico.

O que é tráfego orgânico e porque ele é melhor

Como gerar tráfego orgânico

Todos os fatores contidos nesse artigo fazem parte de como fazer otimização de sites. 

Espero ter ajudado você, se ficou alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo. Se você gostou do artigo compartilhe com seus amigos nas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a essa informação.

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