Como criar um e-mail marketing passo a passo

Tempo de leitura: 9 minutos

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Como criar um e-mail marketing passo a passo

Como criar um e-mail marketing passo a passo? Não é raro abrirmos o e-mail e vermos muitas publicidades, as quais muitas vezes ignoramos e mandamos direto para a lixeira.

São muitas e muitas empresas disputando a atenção das pessoas. Nesse artigo você aprenderá como criar uma campanha de e-mail marketing passo a passo.

Desse modo, criar estratégias diferenciadas e personalizadas para o seu próprio negócio é imprescindível nesse ambiente de competição.

O e-mail marketing pode ser uma ferramenta muito útil para propagar informações e, claro, ter novos contatos. Tudo isso pode ser feito rapidamente, por meio de disparos automáticos de e- mail.  Assim, o e-mail, que é de tão fácil acesso à população em geral, se bem utilizado, pode ser muito útil para alavancar o seu negócio.

Objetivos do e-mail marketing

Certamente um dos motivos mais relevantes é atrair mais pessoas para visitarem o seu site, ou seja, aumentar o tráfego. E uma das formas de se conseguir isso é disponibilizando conteúdo de qualidade.

Você pode mostrar para seus clientes (ou potenciais clientes) newsletters com novas opções de conteúdo, o que possibilita o compartilhamento das suas informações e, por consequência, o número de acessos para seu site.

Outro ponto a ser considerado é manter relacionamento adequado com base em leads. Ao usar estratégias interessantes que resultem engajamento você poderá direcionar seu público para onde deseja, que, no caso, é o seu negócio.

Assim, investir em e-mail marketing pode motivar futuros clientes ou até mesmo propagar as suas ofertas de produtos e/ou serviços pela rede, independentemente de qual for o seu ramo.

Nunca esqueça dos seus clientes! Acompanhá-los pode aumentar efetivamente a taxa de conversão. Defina qual é o seu público e aposte nisso como sendo uma poderosa ferramenta negocial.

A importância do e-mail marketing

Vou mostrar alguns dados sobre o e-mail marketing e que você se convença de uma vez por todas a importância de trabalhar com e-mail marketing.

De acordo com o site E-commerce Brasil, o e-mail marketing é o meio que produz a maior taxa de conversão em uma pesquisa feita com mil empresas.

Realizada com cerca de mil empresas, 90% disseram investir em ações de e-mail marketing. A principal utilidade do canal para os 45% dos entrevistados é o aumento da receita com vendas, enquanto 17% o enxergam como um canal digital eficiente na busca de aumento do tráfego de usuário ao website. Ainda, 16% dos entrevistados acreditam que este canal traz resultados como geração dos leads e outros 13% acreditam que e-mail marketing pode ser usado para aumentar a exposição da marca online. ( Fonte https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/253-mail-marketing-possui-melhor-taxa-conversao/)

Percebe o quanto é importante você aprender a trabalhar com essa ferramenta.

 Roteiro para criar e-mail marketing

Siga esses passos e crie e-mail marketing certeiro e de qualidade para obter bons resultados.

  • 1° Trace seus objetivos: quais são os objetivos que você quer atingir? Foque nisso durante as demais etapas desse processo, até para ter um feedback sobre os resultados atingidos (era isso que você esperava?).

Aproveite e defina quais e-mails marketing usará na sua campanha:

  • E-mail promocional: não quer dizer apenas “divulgação” de produtos e/ou serviços. Pode servir para disseminação de uma oferta/ promoção, por exemplo.

 

  • Newsletter: atinge potenciais clientes em todos os estágios do funil de vendas e que estejam em momentos diferenciados do processo, como do leitor do blog até em ofertas mais avançadas.

 

  • E-mail transacional: são muito utilizados em serviços, administração de informações de cadastro (como login e novos usuários), bem como em e-commerces (nas hipóteses de confirmação de transações, entregas e pagamentos).

 

  • Mas você pode usar esse tipo de e-mail para cativar ainda mais os seus clientes enviando agradecimentos pela compra e pela confiança.

Termos referentes aos e-mails marketing:

o   Lista: são os contatos de e-mail que você captou diretamente e que têm maior potencial de voltar a contatar o seu negócio.

o   Autorresponder: trata-se de sistema automatizado de envio de e-mails. Porém, às vezes o sistema trata essas mensagens como spams e, por isso, podem não ser visualizadas a contento.

o   Squeeze page: colha endereços de e-mail para abastecer a sua lista.

o   Taxa de abertura: é o percentual de sucesso de leitura/abertura dos e-mails marketing que você enviou.

o   Taxa de cliques:  o número de cliques que você conseguiu por meio dos e-mails marketing

o   Opt-in: número de potenciais clientes que requereram a inclusão espontânea na sua lista de envios.

o   Opt-out: pessoas que solicitaram a exclusão da sua lista de envio.

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2° Defina seu público: as pessoas são diferentes, com gostos e objetivos distintos. Assim, encontre o seu público-alvo e delimite a sua lista de e-mails com base nos aspectos que forem mais relevantes para o seu negócio, como idade, sexo, grau de instrução, localização, bancos de dados anteriores, dentre outros. Não tem esses dados?

Faça com que os clientes se cadastrem em newsletters e colha informações adicionais de cadastro. Assim, você poderá disparar e-mails verdadeiramente segmentados.

3° Invista em conteúdo de qualidade: coloque-se no lugar dos seus clientes. O que você, no lugar deles, gostaria de receber por e-mail? Qual benefício você terá com aquele conteúdo?

Cuide da linguagem, da forma de abordagem. Crie interesses efetivos. Seja simples e pessoal. Nunca deixe de mapear a experiência dos seus clientes. Isso vale ouro!

Crie estratégias para conseguir uma taxa alta de abertura dos seus emails marketing

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4° Crie pautas que despertem a atenção do leitor: não adianta apenas enviar e-mails. Faça com que os seus clientes abram (e não os mandem direto para a lixeira virtual!). O seu cliente é o bem mais precioso que você pode ter. Seja cuidadoso com ele.

Não abuse do número de palavras. No mundo de hoje o tempo é precioso para todos. Use de 25 a 50 caracteres para se expressar.

5° O design é muito importante: já se foi o tempo em que você comprava porque sabia que algo tinha qualidade (embora não fosse atrativo). Hoje as pessoas querem “pacote completo”: beleza e conteúdo. Só assim você conseguirá cliques e vendas.

Design não é só arte, pois deve ser funcional e otimizar todo o restante. É um dos pontos que ensejarão a estratégia de vendas. Já percebeu que a internet tem um “oceano de conteúdo”? Destaque-se. Faça com que o design seja seu cartão de visitas.

Importante lembrar tenha um layout responsivo, antes de enviar faça o teste como fica o texto e as imagens do e-mail, no celular, Tablet, Notebook e Pc.

Na Era em que vivemos as pessoas acessam informação de qualquer tipo de dispositivos, então que esse conteúdo seja responsivo para qualquer tipo de plataforma.

Como criar um e-mail marketing passo a passo

6°: Mostre seu call to action (“ou chamada para a ação”), que é o seu link, o ponto de conexão entre você e o leitor. Ele deve estar posicionado e em evidência. E como fazer isso?

Insira sua chamada na parte superior do e-mail, na linha dos olhos do leitor. Contraste aquilo que é importante, ou seja, o call to action.

Mostre que o seu e-mail é relevante e não pode ser lido depois. Trace prazos para efetivar uma promoção ou para liberar um desconto, por exemplo.

Acompanhe suas campanhas

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 Fiscalize os resultados: não é só o “clique” realizado que determina a sua campanha de marketing. Faça relatórios e analise quais as taxas de sucesso dos seus e-mails marketing. Só assim você saberá se atingiu as suas aspirações.

Se o resultado foi ruim, você saberá onde está o problema e qual a melhor solução. Se bem feito, o e-mail marketing gera muitos resultados relevantes para a sua atividade. Não é só a venda, mas o armazenamento de dados, construção de relacionamentos e novos contatos.

. 8° E-mails nunca saíram de moda:  (Algumas redes sociais já). Essa ainda é uma boa maneira de contatar os seus clientes. Procure listas com contatos que realmente façam a diferença para você.

Use aqui todos os passos anteriores e realmente cultive os seus contatos. Encontre as ferramentas de automação de e-mails mais adequadas para você e para a sua estratégia de marketing. Deixe o seu trabalho mais fácil e eficiente!

. 9°: Aprimore suas campanhas: está falhando em seus objetivos? Não desista. Encontre os erros da sua campanha e os solucione. Atualize suas estratégicas e encontre novos pontos de convergência. Seja contínuo no trabalho de testes e análises para que haja a otimização dos seus projetos envolvendo o e-mail marketing.

.10° Seja constante: compreenda todo o seu processo de envio de e-mail marketing e o aplique em todas as campanhas. Faça disso uma regra no seu trabalho.

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O mais importante em uma campanha de marketing é visualizar os seus reais resultados, ou seja, ser preciso nessas análises. Você precisa saber o que realmente funciona para o seu caso e só assim terá sucesso verdadeiro.

Perceba que o e-mail marketing é um dos pilares fundamentais de qualquer negócio online. Espero que depois de ler esse artigo você aprenda como criar um e-mail marketing passo a passo.

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