Como construir lista de e-mails segmentada

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Você que é empreendedor digital, ou tem um negócio na internet, saiba que ter uma lista de e-mail poderosa é a garantia para obter excelentes resultados. Quer saber como construir lista de e-mails segmentada? Então leia este artigo até o final! 

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Por incrível que parece, ainda hoje existem pessoas má intencionadas que acabam comprando listas de emails para poder vender e realizar seus negócios na internet.

Mas essa prática que nada mais é do que um spam, nada tem a ver com a construção de lista de emails segmentada. Uma construção correta para captar e-mail é aquela que você oferece uma recompensa, conteúdo e informações exclusivas para o leitor.

Em seguida, se for do interesse dele, certamente ele irá “dar” o e-mail para você, sendo criada assim uma lista de e-mail segmentada.

Qual é o seu nicho de mercado? 

Quem trabalha ou pretende iniciar um negócio na internet, a primeira tarefa a ser realizada é pensar sobre qual será o seu nicho de atuação: emagrecimento, viagens, loja virtual de roupas ou produtos de emagrecimento, blog de estilo de vida saudável…

Enfim, os ramos ou nichos são diversos, e é através dessa tomada de decisão que todo o seu trabalho irá caminhar, inclusive a construção da lista de emails segmentada.

Para que serve uma lista de e-mails segmentada?

Apesar dos diversos meios de comunicação que temos nos dias de hoje, como Facebook, WhatsApp, telefone, SMS, Skype, entre muitos outros, o e-mail sempre foi para o marketing digital considerado a principal ferramenta para conversão.

Não é à toa que grandes marcas trabalham com e-mail marketing de maneira efetiva, como Ricardo Eletro, Casas Bahia, Amazon, Submarino, Gol, Netshoes, entre muitas outras.

O e-mail é importante, assim como realizar a construção da lista de e-mails segmentada, porque este é um importante canal para se fazer uma comunicação direta com seu cliente, possibilitando muitas ações, veja:

  • E-mail marketing com os seus artigos
  • Fazer uma oferta para seus leads
  • Datas comemorativas e ações promocionais
  • Sorteios
  • Avisar sobre aulas ou hangout ao vivo (blogueiros, empreendedores digitais, entre outros)
  • Manter contato direto com o cliente, podendo responder e sanar dúvidas
  • Possibilidade de fazer pesquisas sobre seus produtos, conteúdo, atendimento, o que deve ser melhorado, o que eles aguardam de novidades, entre outros.

Todo negócio deve ter sua lista de emails segmentada?

A resposta é sim! Inclusive lojas e comércios físicos também devem ter a sua lista de e-mail.

Vamos supor que você tem uma loja de bijuterias, e quer mensalmente entrar em contato com seu público para avisar sobre promoções e novidades.

Sem dúvida, ter uma lista de e-mail organizada irá ser essencial para poder manter essa comunicação direta.

Já quem é empreendedor digital, geralmente trabalha com diversos nichos ao mesmo tempo, e aí surge a dúvida: eu posso trabalhar a mesma lista de e-mail para todos os meus projetos? A resposta é claro que não!

Vamos supor: você adora se informar e comprar produtos sobre games. Mas não tem ideia do que seja fazer uma dieta. Logo, você vai gostar de receber coisas sobre dietas e exercícios no seu e-mail? Não, né?

A mesma regra se aplica na hora de trabalhar a lista de e-mails segmentada.

Se você tem vários negócios em diferentes nichos, crie listas de emails segmentadas para cada um deles e respeite na hora de enviar sua comunicação.

Quais são os benefícios de ter uma uma lista de e-mails segmentada?

Sem dúvida o maior benefício é poder ter mais chances de converter e aumentar sua venda.

Por exemplo, se você tem uma lista com 15 mil inscritos, já representa uma chance onde você quer vender um novo produto, afinal, são 15 mil pessoas, 15 mil chances.

Imagine a quantidade de vendas que podem ser concretizadas?

Muitos empreendedores conseguem alcançar números de vendas impressionantes apenas na primeira semana do lançamento do produto, através da sua lista de e-mail.

Afinal, como construir uma lista de e-mails segmentada?

Cada empreendedor usa seu programa, sendo que alguns são pagos e outros contam com versões gratuitas, como é o caso do Mailchimp.

Na hora de construir uma lista de e-mail segmentada, os métodos mais tradicionais e utilizados nos dias de hoje envolvem três ações:

  • Ter uma página de captura muito criativa e que possa oferecer algo para seu cliente, de preferência gratuito, claro.

 

  • Pode ser um e-book, por exemplo, ou um vídeo exclusivo que fale sobre o assunto que fez ele chegar na sua página.

 

  • Depois, é importante ter um autoresponder para que o mesmo envie todas as informações que você deseja comunicar com seu público.

Em seguida, ter um sistema de e-mail marketing que possa enviar suas campanhas. Esse é um ativo importantíssimo para quem trabalha ou pretende trabalhar com internet.

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Coloque uma caixa de inscrição no seu blog ou site

Outra maneira de construir uma lista de e-mail segmentada, é deixar uma caixa de inscrição logo no menu de cima do seu site, convidando ou despertando a atenção do seu público:

  • Coloque seu e-mail aqui e seja um leitor VIP
  • Receba em primeira mão as nossas notícias
  • Toda semana um material exclusivo. Cadastre seu e-mail

Como você pode ver, existem muitas formas de você conseguir construir sua lista de e-mail segmentada, sendo que tudo vai depender da sua criatividade.

Se você já tem o seu canal no You tube, por exemplo, o ideal é você incentivar seu público a se cadastrar no site para receber as notícias em primeira mão.

Ao construir uma lista de e-mail segmentada, você terá muito mais chances de manter suas vendas de forma mais constante, assim como ter uma comunicação direta com seu público.

Saiba que nesse processo, a Landing page precisa ser muito criativa e despertar a atenção do cliente para que ele possa deixar seu e-mail. Acerte na isca digital, oferecendo uma recompensa imperdível e que ele queira muito ganhar.

As novas ferramentas de marketing digital de fato contribuem muito para quem trabalha como empreendedor, ou tem um negócio na internet.

Procure sempre se informar, participe de cursos e seminários, pois é isso que vai ajudar para que seu negócio se fortaleça ainda mais.

Viu , como é fácil construir lista de e-mails segmentada comece agora mesmo a construir a sua.

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