Tempo de leitura: 6 minutos
Não é fácil construir uma lista de e-mails de qualidade, mas é possível! Nesse artigo vamos mostrar para você 8 segredos para construir lista de e-mail marketing, dicas que irão te ajudar a ter um trabalho incrível usando essa ferramenta. Você quer aprender? Continue lendo até o final e vire o jogo sendo vencedor.
E-mail marketing é a utilização do tradicional e-mail como ferramenta de marketing direto, e quem está iniciando ou acabou de começar um empreendimento e deseja usar o marketing digital, sabe da importância do uso de e-mails para o seu negócio.
Saber como trabalhar de maneira correta com e-mail marketing é uma habilidade que todo empreendedor digital deve saber, sua lista de e-mails é um dos ativos mais indispensáveis para alcançar sucesso em seu negócio online.
1 – Escolha seu nicho
Você precisa entender sobre nicho de mercado para criar uma lista de e-mail marketing especifica e direta para o seu público-alvo.
Nichos de mercado, de modo geral são sub-mercados onde umas pequenas parcelas dos consumidores não estão sendo atendidos pelas empresas.
Marcelo é um músico violonista ele decidiu usar suas habilidades para gerar uma renda, então fez uma pesquisa de mercado e viu que, quase não existem cursos que ensinam a fazer ritmos no violão, ele desenvolve um curso online para atender os interessados em tocar o instrumento.
O nicho que Marcelo escolheu para trabalhar é o da área de música, mas ele conseguiu dividi-lo em um sub-nicho que é o de ensinar fazer ritmos usando o violão.
2 – Conheça seu avatar
O Avatar é nada mais nada menos do que o cliente ideal, aquele personagem que se torna o comprador do deu produto.
Consiga todas as informações da sua persona, vamos a exemplos:
Nome: Maria Sexo: Feminino Idade: 38 casada o cônjuge não está trabalhando no momento, é formada em Marketing e tem uma renda de R$ 1500 a R$ 3000.
Você pode entrar em mais detalhes, saber como é a rotina diária dessa pessoa, o estado onde mora, a cidade e quais os sonhos e objetivos que ela possui.
Com base nesses dados é possível criar e-mails falando a linguagem adequada do avatar, sem ser chato e cansativo e assim vender seus produtos ou serviços para ele.
3 – Nunca compre lista de e-mails
É possível comprar listas de e-mail marketing, você não está falando sério né? É incrível, quando eu comecei no marketing digital descobri que era possível comprar listas prontinhas e com muitos contatos, confesso que fiquei tentado a fazer isso.
Mas antes de cometer esse erro, fui estudar sobre o assunto. E descobri que a essência da lista é o relacionamento, agora imagine, eu não conheço você e nunca te mandei nenhuma mensagem e de repente chega um e-mail meu em sua caixa de entrada, qual seria sua reação?
Com certeza iria classificar meu endereço de correio eletrônico como spam. Nunca compre listas de e-mail marketing isso pode acabar com a sua reputação de uma vez por todas, e o nosso desejo para ti não é esse.
4. Tenha um Blog
O blog é o lugar onde seus prováveis compradores irão conhecer seu trabalho através do conteúdo que disponibiliza. É de extrema importância que seu site tenha vários lugares para capturar e-mails, só assim as pessoas irão se cadastrar para a sua mail list.
De preferência um blog com domínios .com ou .br
Não dependa exclusivamente de redes sociais, construa sua marca, isso fará você ter mais autoridade perante sua audiência.
5. Use um auto responder de e-mail marketing
Um auto responder, é nada mais nada menos que um gerenciador de e-mails, essa ferramenta é indispensável para o marketing digital.
Além de armazenar várias listas de e-mails os gerenciadores permitem a criação de campanhas de respostas automáticas. Imagine que você tem 5 mil pessoas em sua lista, seria cansativo escrever esse tanto de e-mail não seria?
Utilizando uma plataforma de auto responder você digita apenas um e-mail para toda a sua lista e tem o controle de quem abre os e-mails e sabe quem não está lendo.
6 – Não escreva e-mails longos e chatos
Evite escrever textos longos em seus e-mail, geralmente as pessoas estão com pressa e podem não ler tanto assim. e com certeza não é só você que envia correspondências para ela.
O seu avatar pode achar o conteúdo muito extenso e vai parar de abrir seus e-mails.
Para evitar que isso aconteça, sempre mande conteúdo do interesse da sua lista. Seja pessoal, escreva textos como se estivesse falando apenas para uma pessoa e não para muitas. Pois e-mails pessoais são abertos só pelo próprio proprietário.
7 – Use títulos chamativos
Usar títulos chamativos é uma tática que aumenta o número de aberturas de seus e-mails. Existem títulos impossíveis de serem ignorados, você deve aprender criá-los.
Muito se fala de gatilhos mentais, que são palavras persuasivas e ajudam a atrair o público, por exemplo a palavra segredo, dá a entender que tem algo que quase ninguém revela.
Imagine você recebendo um e-mail com o título assim, “ei vou te contar um segredo”. Você abriria? Crie títulos chamativos e aumente a quantidade de leitores.
Quer saber mais sobre gatilhos mentais? Leia meu artigo Como usar os gatilhos mentais no copywriting
8 – Dê presentes para sua lista
No Marketing digital chamamos esses presentes de iscas digitais. Geralmente as iscas podem ser E-books, infográficos, Podcasts, planilhas ou qualquer conteúdo que seu púbico precisa. Você deve oferecer de forma gratuita algo em troca do e-mail do usuário do seu blog.
Não deixe de ler nosso artigo Copywriting – Como vender mais usando textos persuasivos nesse artigo eu ensino como vender mais com o copywriting. Se você está buscando rentabilizar seu blog não deixe de ler.
Espero que você tenha gostado do artigo, seguindo os 8 segredos para construir sua lista de e-mail marketing certamente você conseguirá mais visitas e tráfego para o seu blog.
Deixe o seu comentário abaixo, ficou alguma dúvida, coloque sua opinião abaixo.
Siga me nas redes sociais