8 segredos para construir lista de e-mail marketing

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Não é fácil construir uma lista de e-mails de qualidade, mas é possível! Nesse artigo vamos mostrar para você 8 segredos para construir lista de e-mail marketing, dicas que irão te ajudar a ter um trabalho incrível usando essa ferramenta. Você quer aprender? Continue lendo até o final e vire o jogo sendo vencedor.

E-mail marketing é a utilização do tradicional e-mail como ferramenta de marketing direto, e quem está iniciando ou acabou de começar um empreendimento e deseja usar o marketing digital, sabe da importância do uso de e-mails para o seu negócio.

Saber como trabalhar de maneira correta com e-mail marketing é uma habilidade que todo empreendedor digital deve saber, sua lista de e-mails é um dos ativos mais indispensáveis para alcançar sucesso em seu negócio online.

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1 – Escolha seu nicho

Você precisa entender sobre nicho de mercado para criar uma lista de e-mail marketing especifica e direta para o seu público-alvo.

Nichos de mercado, de modo geral são sub-mercados onde umas pequenas parcelas dos consumidores não estão sendo atendidos pelas empresas.

Marcelo é um músico violonista ele decidiu usar suas habilidades para gerar uma renda, então fez uma pesquisa de mercado e viu que, quase não existem cursos que ensinam a fazer ritmos no violão, ele desenvolve um curso online para atender os interessados em tocar o instrumento.

O nicho que Marcelo escolheu para trabalhar é o da área de música, mas ele conseguiu dividi-lo em um sub-nicho que é o de ensinar fazer ritmos usando o violão.

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2 – Conheça seu avatar

O Avatar é nada mais nada menos do que o cliente ideal, aquele personagem que se torna o comprador do deu produto.

Consiga todas as informações da sua persona, vamos a exemplos:

Nome: Maria Sexo: Feminino Idade: 38 casada o cônjuge não está trabalhando no momento, é formada em Marketing e tem uma renda de R$ 1500 a R$ 3000.

Você pode entrar em mais detalhes, saber como é a rotina diária dessa pessoa, o estado onde mora, a cidade e quais os sonhos e objetivos que ela possui.

Com base nesses dados é possível criar e-mails falando a linguagem adequada do avatar, sem ser chato e cansativo e assim vender seus produtos ou serviços para ele.

3 – Nunca compre lista de e-mails

É possível comprar listas de e-mail marketing, você não está falando sério né? É incrível, quando eu comecei no marketing digital descobri que era possível comprar listas prontinhas e com muitos contatos, confesso que fiquei tentado a fazer isso.

Mas antes de cometer esse erro, fui estudar sobre o assunto. E descobri que a essência da lista é o relacionamento, agora imagine, eu não conheço você e nunca te mandei nenhuma mensagem e de repente chega um e-mail meu em sua caixa de entrada, qual seria sua reação?

Com certeza iria classificar meu endereço de correio eletrônico como spam. Nunca compre listas de e-mail marketing isso pode acabar com a sua reputação de uma vez por todas, e o nosso desejo para ti não é esse.

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4. Tenha um Blog

O blog é o lugar onde seus prováveis compradores irão conhecer seu trabalho através do conteúdo que disponibiliza. É de extrema importância que seu site tenha vários lugares para capturar e-mails, só assim as pessoas irão se cadastrar para a sua mail list.

De preferência um blog com domínios .com ou .br

Não dependa exclusivamente de redes sociais, construa sua marca, isso fará você ter mais autoridade perante sua audiência.

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5. Use um auto responder de e-mail marketing

Um auto responder, é nada mais nada menos que um gerenciador de e-mails, essa ferramenta é indispensável para o marketing digital.

Além de armazenar várias listas de e-mails os gerenciadores permitem a criação de campanhas de respostas automáticas. Imagine que você tem 5 mil pessoas em sua lista, seria cansativo escrever esse tanto de e-mail não seria?

Utilizando uma plataforma de auto responder você digita apenas um e-mail para toda a sua lista e tem o controle de quem abre os e-mails e sabe quem não está lendo.

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6 – Não escreva e-mails longos e chatos

Evite escrever textos longos em seus e-mail, geralmente as pessoas estão com pressa e podem não ler tanto assim. e com certeza não é só você que envia correspondências para ela.

O seu avatar pode achar o conteúdo muito extenso e vai parar de abrir seus e-mails.

Para evitar que isso aconteça, sempre mande conteúdo do interesse da sua lista. Seja pessoal, escreva textos como se estivesse falando apenas para uma pessoa e não para muitas. Pois e-mails pessoais são abertos só pelo próprio proprietário.

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7 – Use títulos chamativos

Usar títulos chamativos é uma tática que aumenta o número de aberturas de seus e-mails. Existem títulos impossíveis de serem ignorados, você deve aprender criá-los.

Muito se fala de gatilhos mentais, que são palavras persuasivas e ajudam a atrair o público, por exemplo a palavra segredo, dá a entender que tem algo que quase ninguém revela.

Imagine você recebendo um e-mail com o título assim, “ei vou te contar um segredo”. Você abriria? Crie títulos chamativos e aumente a quantidade de leitores.

Quer saber mais sobre gatilhos mentais? Leia meu artigo Como usar os gatilhos mentais no copywriting

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8 – Dê presentes para sua lista

No Marketing digital chamamos esses presentes de iscas digitais. Geralmente as iscas podem ser E-books, infográficos, Podcasts, planilhas ou qualquer conteúdo que seu púbico precisa. Você deve oferecer de forma gratuita algo em troca do e-mail do usuário do seu blog.

Não deixe de ler nosso artigo Copywriting – Como vender mais usando textos persuasivos nesse artigo eu ensino como vender mais com o copywriting. Se você está buscando rentabilizar seu blog não deixe de ler.

Espero que você tenha gostado do artigo, seguindo os 8 segredos para construir sua lista de e-mail marketing certamente você conseguirá mais visitas e tráfego para o seu blog.

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